Unidades de Saúde retomam atendimentos após semanas dedicadas à pandemia

O volume de atendimentos respiratórios caiu mais de 50% na última semana, comparando com os números da semana anterior.

Redação - 13 de fevereiro de 2022, 08:54

Ricardo Marajó/SMCS
Ricardo Marajó/SMCS

A partir de segunda-feira (14), a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba retoma o atendimento geral em 12 Unidades Básicas de Saúde que estavam recebendo apenas pessoas com suspeita de covid-19 ou gripe.

Com o aumento expressivo de casos de coronavírus após as festas de Natal e Ano Novo, no dia 7 de janeiro, as 12 unidades foram reservadas para atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios.

O objetivo era direcionar os esforços no combate à pandemia e evitar que pacientes infectados transmitissem a doença a outras pessoas.

O maior volume de atendimentos respiratórios na cidade aconteceu na semana entre 17 e 22 de janeiro, quando quase 14 mil pessoas foram atendidas. Na semana passada, foram pouco mais de 6.200 atendimentos -- queda de 54,6%.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas com sintomas leves busquem primeiramente o atendimento na central 3350-9000. Caso seja necessário o atendimento presencial, ele será feito em um espaço separado, a partir da entrada da unidade.

VACINAÇÃO

As 10 unidades exclusivas para a aplicação dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde seguirão atendendo exclusivamente a esta demanda até terça-feira (15).

A partir de quarta (16) os postos também retomam o atendimento de rotina em paralelo à vacinação.