UPA Boqueirão reabre para atendimento de urgência e emergência

Redação

upa boqueirão, upa, curitiba, urgência, emergência

Com a diminuição de casos de coronavírus em Curitiba, a UPA Boqueirão reabriu neste sábado (16) para atendimento exclusivo de urgência e emergência. Desde novembro de 2020, a Unidade de Pronto Atendimento funcionava exclusivamente como retaguarda do atendimento de covid-19.

A unidade reabriu num novo modelo chamado Circuito Diferenciado de Atendimentos (CDA), baseado no método de atendimento conhecido como “fast track”, modelo inglês que pode ser traduzido como rastreamento rápido do paciente. As principais vantagens estão na otimização do fluxo do paciente dentro do pronto atendimento, agilizando a realização de procedimentos.

A Unidade de Pronto Atendimento Boqueirão é a segunda unidade de Curitiba a adotar o método. A primeira foi a UPA Pinheirinho, em março de 2019. Para atender neste novo modelo, a UPA Boqueirão passou por obras de readequação.

“O modelo foi implantado na UPA Pinheirinho com êxito e agora vimos a possibilidade, com a readequação física da UPA do Boqueirão, de ampliar para mais uma unidade. O CDA traz celeridade e eficiência no atendimento”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

UPA BOQUEIRÃO REABRE COM NOVO FLUXO DE ATENDIMENTO

No modelo CDA, após identificação na recepção e triagem (conforme a classificação de risco), o paciente se dirige a um “box” em que receberá toda a assistência. O paciente, então, é atendido pelo médico neste local e, conforme a necessidade, pode receber medicação ou curativo, por exemplo, sem ter de se deslocar para outros setores.

A UPA Boqueirão contará com 211 funcionários, todos contratados pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), ligada à Secretaria Municipal da Saúde.

*Com informações da SMCS

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="796954" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]