Uraí no norte do Paraná está em situação de epidemia de dengue

O município de Uraí, no norte do Paraná, é o único do estado em epidemia de dengue, segundo o último boletim da S..

BandNews FM Curitiba - 22 de janeiro de 2019, 22:18

O município de Uraí, no norte do Paraná, é o único do estado em epidemia de dengue, segundo o último boletim da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgado nesta terça-feira (22). Foram registrados 36 casos autóctones da doença na cidade, aqueles adquiridos na própria localidade. Além disto, a região de Cascavel, no oeste, também apresenta os primeiros casos autóctones de dengue, são 6 de 188 notificações as autoridades de saúde. Dois deles em Cascavel, dois em Cafelândia, um em Corbélia e um em Iguatu.

De acordo com a Sesa, os números mostram que o vírus está em circulação no Paraná. Nas primeiras de janeiro, a prefeitura de Cascavel já havia alertado as autoridades sobre o risco médio para epidemia. Isto porque o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (Lira), colocou o município em risco médio conforme as normas técnicas do Ministério da Saúde.

A pesquisa é feita a partir da coleta de larvas do mosquito em imóveis, e a taxa foi de 3,9% de infestação. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o índice não passe de 1%.

Nesta terça-feira (21), Londrina, no norte do estado também apresentou situação de alto índice de infestação. A partir do Lira, foi constatado que a cada 100 imóveis vistoriados, em quase oito foram encontrados focos de mosquito. O índice ficou em 7,9%. Os agentes percorreram 10.472 imóveis da cidade no início do mês de janeiro. Até o momento foram notificados 128 casos suspeitos de dengue em Londrina, mas nenhum foi confirmado até o momento.