UTFPR é ocupada por estudantes contra PEC 55

Narley Resende


Com CBN Curitiba

Um grupo de estudantes ocupou o prédio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba na noite dessa sexta-feira (18).

Em um manifesto divulgou nas redes sociais, eles dizem que são contrários à proposta de emenda constitucional que congela gastos públicos primários da União e não concordam com a reforma no ensino médio via Medida Provisória. O texto foi publicado na página Ocupa UTFPR Curitiba.

Em outra publicação, dessa vez na página Ocupa UFPR, também há menção à ocupação, inclusive com uma foto que mostra duas pessoas com os rostos cobertos usando materiais para bloquear uma das portas do prédio.


 

Na manhã deste sábado (18), um grupo contrário à ocupação na UTFPR tentou entrar no prédio. Os estudantes da ocupação colocaram tijolos e correntes nas portas para impedir a entrada.

O grupo contrário retirou as barricadas e entrou no prédio da entidade para tentar forçar a desocupação. Apesar da tensão, não houve confronto direto entre os estudantes que promoveram a ocupação e os que querem a retomada das atividades.

Os alunos que participam da ocupação se refugiaram no ginásio da UTFPR e pretendem fazer uma assembleia para discutir a situação. Eles pediram uma hora de prazo para a decisão. Professores da universidade estão intermediando as negociações

O grupo contrário forçou as portas e danificou janelas. Alguns vidros e acrílicos foram quebrados.

UFPR

Oito instalações da Universidade Federal do Paraná (UFPR) também estão ocupadas, sete em Curitiba e uma no litoral do Estado.

Se as desocupações não aconteceram até o dia 20, a direção da UFPR já avisou que terá de remanejar pontos de prova da segunda fase do vestibular que está agendada para os dias 27 e 28 de novembro.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="398226" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]