Vacina contra sarampo estará disponível no Paraná até 30 de outubro

Redação

Vacina contra sarampo estará disponível no Paraná até 30 de outubro

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) prorrogou a aplicação da vacina contra o sarampo no Paraná até o dia 30 de outubro.

A vacina segue disponível para pessoas com faixa etária entre 20 e 49 anos e aqueles que não têm registro ou não se lembram de terem sido imunizados contra a doença.

“Esta é a única forma de prevenção do sarampo. É gratuita e não faz mal. Por isso, vá até a unidade mais próxima da sua casa, com todo o cuidado para a proteção contra o coronavírus, e tome a vacina para evitar o sarampo”, explicou o secretário de Estado da Saúde.

O Paraná registrou em 2019 o primeiro caso de sarampo nos últimos 20 anos e finalizou o ciclo epidemiológico com 1.976 casos confirmados em 49 municípios.

Curitiba registrou 65% desses casos, com 1.285 pessoas tendo sido contaminadas pelo sarampo na capital paranaense.

Apenas em 22 de setembro, o Paraná conseguiu registrar 90 dias sem novos casos da doença e com isso encerrou o estado de surto do sarampo, iniciado em agosto de 2019.

“Eliminamos o sarampo por mais de duas décadas e por falta de imunização a doença infectou muitas pessoas. Embora estejamos encerrando o surto, é preciso ficar alerta porque o vírus está circulante em outros estados e a mobilidade é grande, as pessoas viajam e voltam para cá. Por isso a vacinação é tão necessária”, finalizou Beto Preto.

LEIA MAIS: Vacina contra a covid-19: estudos da fase 3 da CoronaVac são ampliados

Previous ArticleNext Article