2ª Via Fácil: veja como fazer o pedido de carteira de identidade on-line

Redação


A PCPR (Polícia Civil do Paraná) lançou a 2ª Via Fácil, que permite o cidadão fazer on-line o pedido de uma nova carteira de identidade, enviando uma foto da câmera do celular ou do computador, sem precisar ir até um posto de atendimento.

Segundo os desenvolvedores, a ferramenta permite a uma nova via do documento, inclusive com novo layout, por meio da atualização da foto.

COMO FAZER O PEDIDO DE CARTEIRA DE IDENTIDADE ON-LINE?

Quem estiver interessado em fazer a 2ª via identidade on-line no Paraná pode realizar a solicitação pelo site do Instituto de Identificação (clique aqui). Na aba ‘serviços’, o usuário encontrará o campo ‘carteira de identidade’. Em seguida, é necessário atualizar todos os dados e tirar uma foto pelo próprio celular.

Os usuários que confeccionaram o último RG a partir de 2012, e que tiverem pelo menos 16 anos, poderão fazer a atualização remota da fotografia. Já aquelas pessoas que possuem registro geral emitido antes de 2012, o sistema informará se será possível fazer a 2ª via fácil ou se precisará agendar.

QUEM PRECISA SE DESLOCAR ATÉ UM POSTO DO INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO?

A necessidade de ir até o posto continuará para aqueles que não possuem os dados de foto e impressões digitais no sistema. A 2ª via fácil tem custo de R$ 36,72. Nos casos de perda e extravio, o cidadão deverá solicitar apenas a reimpressão do documento.

Previous ArticleNext Article