Veja o que muda, abre e fecha em Curitiba com o decreto da bandeira amarela

Rafael Nascimento e Redação

Covid-19: Curitiba chega a marca de 25 mil casos no 154° dia da pandemia

Curitiba passa a ter novas determinações das atividades durante a pandemia de covid-19 neste domingo (27), quando o decreto 1270/2020, que define a bandeira amarela passa a valer. 

De acordo com a Prefeitura, as novas medidas terão validade de 14 dias. Neste domingo (27), todas as atividades que estavam suspensas pela bandeira laranja podem ser retomadas, como supermercados, restaurantes e shoppings.

Confira o que muda e as regras definidas pela Prefeitura!

NOVO DECRETO GARANTE RETORNO DA BANDEIRA AMARELA

O anúncio do retorno da bandeira amarela à Capital ocorreu na última sexta-feira (25), e foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já que a cidade está em processo de estabilização dos casos de covid-19.

Por meio de uma transmissão online, Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde, explicou que a avaliação semanal dos nove indicadores que medem a capacidade de resposta do sistema de saúde para o enfrentamento do novo coronavírus apontou a possibilidade de retorno para a cor amarela (alerta), depois de a cidade permanecer na bandeira laranja (risco médio) por 20 dias. 

O sistema de bandeiras foi elaborado pela SMS no início da pandemia. A cores amarela (alerta), laranja (risco médio) e vermelha (risco alto) são representadas pelas notas 1, 2 e 3, valores da taxa calculada por meio de nove indicadores. Seis deles avaliam o nível de propagação da doença e três monitoram a capacidade de resposta do Sistema de Saúde da cidade.

No último boletim da secretaria, foram confirmados 11 óbitos e 326 novos casos da covid-19 – desde o início da pandemia, a Capital contabiliza 1.246 mortes e 42.805 moradores com diagnóstico positivo ao novo coronavírus.

BARES E RESTAURANTES

Os bares, restaurantes e lanchonetes poderão voltar a funcionar todos os dias, entre 6h e 23h. No entanto, música ao vivo é proibido.

SHOPPINGS E COMÉRCIO DE RUA

Shoppings centers da Capital poderão voltar a abrir todos os dias a partir deste domingo, das 12h às 22h.

O comércio de rua, galerias e centros comerciais também poderão abrir todos os dias, das 10h às 22h.

PARQUES

Todos os parques e praças de Curitiba estão abertos, com funcionamento condicionado ao cumprimento dos protocolos de segurança sanitária – uso de máscara, distanciamento social, evitando aglomerações.

FEIRAS

Todas as 89 feiras de Curitiba podem funcionar em seus horários habituais – incluíndo a tradicional feira do Largo da Ordem, neste domingo. O funcionamento das feiras é condicionado ao cumprimento dos protocolos de segurança sanitária – uso de máscara, distanciamento social e em frente às barracas, evitando aglomerações.

feira largo da ordem vendas online
Tradicional feira do Largo da Ordem poderá abrir neste domingo (27), cumprindo protocolo de segurança à covid-19. Foto: Divulgação/SMC

ATIVIDADES SUSPENSAS

Ainda de acordo com o decreto 1270/2020, permanecem suspensas as seguintes atividades:

  • Atividades de entretenimento com ou sem música, eventuais ou periódicas, como casas de festas, de eventos ou recepções, circos, teatros, cinemas e atividades correlatas;
  • Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas e recepções;
  • Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico

 

Previous ArticleNext Article