Vencimento da segunda cota do IPVA começa nesta quinta-feira

Redação e AEN

ipva

O prazo de vencimento da segunda cota do IPVA de 2019 para os proprietários de veículos emplacados no Paraná tem início nesta quinta-feia (21) para as placas que terminam 1 e 2. Já a data para as demais placas seguem até a próxima quarta-feira (27) – confira a programação aqui.

Quem atrasar o pagamento vai arcar com uma multa de 10% e juros, além dos veículos não receberem o licenciamento anual emitido pelo Detran/PR. Sem esse documento, o automóvel fica impedido de transitar em vias públicas, sob risco de retenção e aplicação de multas. Além disso, a inadimplência impede qualquer transferência de propriedade do veículo e faz com que os contribuintes sejam inscritos no Cadastro Informativo Estadual (Cadin) e terão bloqueio de créditos e prêmios do Programa Nota Paraná.

A expectativa de arrecadação deste ano chega a R$ 3,4 bilhões e os contribuintes receberam uma correspondência que contém a Guia do Recolhimento.

Neste ano, 30% dos contribuintes optaram por pagar o IPVA à vista e têm desconto de 3%. Um crescimento comparado ao ano passado, quando 27% optaram por essa forma de pagamento.

Já quem preferiu o parcelamento em três cotas deve acessar o Portal da Secretaria da Fazenda para imprimir as guias de recolhimento dos respectivos meses (fevereiro e março) e realizar o pagamento nos bancos credenciados.

50% do valor obtido pelo IPVA vai para o Estado e o outra metade para o município onde o veículo foi licenciado. Os recursos são aplicados na da saúde, educação e segurança pública.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="596044" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]