Vereadores pedem que prefeitura rejeite aumento da tarifa da Sanepar em Curitiba

BandNews FM Curitiba


 

A Prefeitura de Curitiba deve receber dois requerimentos da Câmara Municipal de Vereadores que pedem a suspensão do aumento da tarifa de água determinado pela Sanepar e solicitam o acesso a planilha de custos da água e do saneamento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar). O encaminhamento dos requerimentos foi aprovado nesta segunda-feira (6).

A exemplo do que outros municípios paranaenses já fizeram, o vereador Dr. Wolmir Aguiar (PSC), acompanhado de outros parlamentares, pede que o Município rejeite o reajuste homologado pela Agepar, de 12,13%. Uma das justificativas é o fato de que o valor está acima da inflação para o período, de 3,75%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).  “Ano passado a prefeitura assinou um contrato de gestão com a Sanepar e delegou à Agepar, analisar e fixar o custo da água. Mas com esse projeto, nós estamos solicitando que essa responsabilidade volte a ser gerenciado pela prefeitura de Curitiba.  Para que o município tenha o controle dessa planilha de custo. Outro ponto é o reajuste, que ficou em 12.1%, muito acima do índice da inflação. Nós queremos saber qual o custo efetivo, para saber se é preciso chegar ao custo total da inflação ou se esse valor deve ser menor”.

O reajuste engloba os serviços de água e esgoto e pode ser aplicado a partir de 17 de maio. Em nota, a Prefeitura de Curitiba afirma que aguarda receber o requerimento para analisar o que está sendo proposto pelos vereadores. Outros municípios já adotaram medidas na tentativa de proibir o reajuste na tarifa da água.

Um parecer da Associação dos Municípios do Paraná indica que as medidas que estão sendo adotadas por prefeituras podem ser consideradas inválidas judicialmente. A instituição entregou ao vice-governador, Darci Piana, um ofício requerendo a revisão das tarifas anunciadas pela Sanepar.

Por Ana Flavia Silva e Lenise Klenk

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar