Vestibular da UFPR: bancas de validação para cotas começam nesta segunda-feira

Começam nesta segunda-feira (13) as bancas de validação dos candidatos inscritos no vestibular 2021/2022 da UFPR (Univer..

Redação - 12 de dezembro de 2021, 07:00

Marcos Solivan/Divulgação
Marcos Solivan/Divulgação

Começam nesta segunda-feira (13) as bancas de validação dos candidatos inscritos no vestibular 2021/2022 da UFPR (Universidade Federal do Paraná) nas categorias de pessoa com deficiência, pretos, pardos ou indígenas.

De acordo com o edital de convocação do NC (Núcleo de Concursos), as bancas serão realizadas pela internet até 17 de dezembro. Os dias e horários específicos para cada candidato, bem como o link para acesso à sala virtual, devem ser conferidos no comprovante de ensalamento, disponível neste link.

A UFPR realiza as bancas de validação antes da primeira fase do vestibular desde a edição 2017/2018.

Dessa forma, os candidatos que não comparecerem às bancas ou que eventualmente não tenham sua autodeclaração validada podem ser remanejados para outra categoria de concorrência: ou a segunda opção de concorrência especial indicada no ato da inscrição ou – caso também não se enquadrem nos critérios dessa segunda opção – a categoria de ampla concorrência.

De acordo com a UFPR, os candidatos de cada categoria são avaliados por comissões específicas de validação: uma para pretos e pardos, uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência. No caso dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, a comissão avaliará a correspondência entre o fenótipo de cada um e sua autodeclaração.

A validação dos candidatos autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência é feita com base na análise da documentação apresentada por cada candidato no ato da inscrição, conforme previsto no edital do vestibular.

Os candidatos convocados para as bancas de validação em ambiente virtual devem se apresentar munidos de documento oficial com foto e observar as condições para participação, estabelecidas em edital:

  • “a) Providenciar ambiente com iluminação adequada para o rosto;
  • b) Obedecer às solicitações dos membros da banca;
  • c) Assegurar que tenha uma conexão segura de internet;
  • d) Utilizar dispositivo com câmera, microfone e alto-falante, como Computador Pessoal (PC) ou dispositivos móveis (smartphone ou tablet)”

O resultado preliminar das bancas de validação será divulgado no site oficial do NC/UFPR a partir do dia 20 de dezembro. Após o prazo para recurso (que vai até as 11h59 do dia 22 de dezembro), o resultado final será divulgado a partir do dia 30 de dezembro.

O vestibular 2021/2022 será realizado em fase única, no dia 13 de fevereiro – com exceção do curso de Música, que terá prova de habilidades específicas no dia 14.

*Com informações da UFPR