
Após contingenciamento, UFPR anuncia fechamento do RU e outras medidas
Redação
31 de maio de 2019, 17:36
Um tornado foi flagrado supostamente em uma área rural próxima à Pitanga, município na região central do Paraná. Dois ví..
Vinicius Cordeiro - 31 de maio de 2019, 18:27
Um tornado foi flagrado supostamente em uma área rural próxima à Pitanga, município na região central do Paraná. Dois vídeos postados no Facebook mostram a ação do fenômeno natural e os danos por onde passou.
O primeiro vídeo mostra a destruição de casas, plantação e veículos. O segundo, gravado em um veículo, mostra o fenômeno natural - caracterizado por ser um cone giratório de ar - passando por uma vegetação.
Segundo Acácio Cordioli, técnico em meteorologia e caçador de tempestades há sete anos, é comum que existam tornados nessa época do ano, principalmente pelo período de instabilidade que o Paraná vem sofrendo. De acordo com o boletim da Defesa Civil, mais de 25 mil pessoas no Paraná foram atingidas pela chuva.
"Essa época é propícia, já tem vários registros de tornados. Com a entrada de frentes frias, a atmosfera fica bastante instável. No vídeo, dá para ver a base da tempestade levantando o mato", analisa.
SIMEPAR
De acordo com o meteorologista Samuel Braun, do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o vídeo apresenta um tornado de classificação F0. Segundo ele, isso significa que os ventos eram inferiores a 110 km/h.
Braun atesta que o vídeo se trata de um tornado, embora o funil característico não esteja tão bem formando. O meteorologista, no entanto, pondera que o Simepar não pode atestar que o vídeo realmente foi flagrado no Paraná.
"Agora começa um processo de buscas pelas informações, ", explica. Samuel Braun afirma que os tornados geralmente estão associados a uma área de instabilidade. "A atmosfera tem que estar muito instável", avalia. O meteorologista esclarece que a presença de tornados dessa magnitude não são incomuns.
O que dá para garantir é que o mau tempo deve continuar, pelo menos, até sábado (1). Só a partir de domingo (2) que a frente fria deve tomar o rumo de São Paulo e diminuir a instabilidade no Paraná.
CLASSIFICAÇÃO
O tornado F0 tem ventos até 110 quilômetros por hora (km/h) e pode causar danos mais leves, como arrancar galhos e cortar cartazes.
O tornado F1 tem ventos entre 115 km/h e 175 km/h, força suficiente para destelhar uma casa (como no vídeo) e deixar diversos rastros de destruição.
A partir do F2, a força começa a ser muito violenta. Com ventos entre 175 km/h e 250 km/h, telhados e árvores são arrancados com certa facilidade, além de tornar qualquer objeto muito perigoso.
O F3 é caracterizado por ter ventos entre 50 km/h e 330 km/h, derrubando paredes e tombando trens.
O tornado F-4, entre 330 km/h e 415 km/h, é capaz de demolir casas ou edifícios mais frágeis.
Por fim, o F-5 é o mais devastador. Com velocidade do vento entre 415 km/h e 510 km/h, tem danos inacreditáveis, podendo arrastar casas e carros a grandes distâncias.
Assista aos vídeos:
https://www.facebook.com/tornadosnobrasiloficial/videos/404441173618861/
https://www.facebook.com/tornadosnobrasiloficial/videos/2214298921994655/