Violência contra idosos no Paraná registra aumento de 28% no primeiro semestre de 2020

Jorge de Sousa

Violência contra idosos no Paraná registra aumento de 28% no primeiro semestre de 2020

O Paraná registrou 719 denúncias de violência contra idosos no primeiro semestre de 2020, número 28% superior ao mesmo período do ano anterior.

Nos primeiros seis meses de 2019, foram registrados 562 denúncias.

Somente em Curitiba, o aumento registrado foi de 24%, passando de 206 denúncias para 256 notificações no primeiro semestre deste ano.

Para a Secretaria de Segurança Pública do Paraná o Disque Denúncia 181 tem auxiliado no aumento das notificações para os casos de violência contra idosos.

“Infelizmente, sabemos que a violência ocorre, mas precisamos que as pessoas denunciem para colaborar com os trabalhos de inteligência e investigação já feitos pelas polícias. Se ficar com algum tipo de receio, o 181 é um serviço completamente anônimo e está aí justamente para ser usado”, explicou o o secretário da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Outro fator que impacta no aumento dos casos é o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, com uma elevação de casos de 21,3% entre os meses de março em junho em comparação ao mesmo período de 2019.

“É bem possível detectar que estes crimes ocorrem em grande maioria no ambiente familiar e esse aumento de denúncias não é necessariamente ruim, pelo contrário. Pelo anonimato, a população está confiando cada vez mais no serviço do 181”, ressaltou o coordenador do Disque Denúncia 181, capitão André Henrique Soares.

Além da central do Disque Denúncia 181, qualquer caso de violência contra idosos pode ser notificado pelo site www.denuncia181.pr.gov.br/ e pelo telefone 100 (Disque Direitos Humanos), assim como no Ministério Público e no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município.

Previous ArticleNext Article