“Visitas virtuais” são testadas em penitenciária do Paraná

Lorena Pelanda


As presas que não conseguem receber visitas de familiares que moram longe podem conversar com os parentes em chamadas de vídeo. Um projeto piloto começou a ser implantado na Penitenciária Feminina de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, nas últimas semanas.

As presas que apresentam bom comportamento têm direito ao benefício. Elas podem receber as chamadas “visitas virtuais” por até meia hora.

De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen), até agora cinco pessoas já foram beneficiadas com a medida.

O secretário especial da Administração Penitenciária do Paraná, Coronel Élio de Oliveira Manoel, afirma que a novidade é uma forma de facilitar o contato com os familiares. “Mesmo vendo atrás do vídeo, pela internet, achamos que contribui muito o processo de humanização da pena e ressocialização desses presos”, afirma o Coronel.

Há dois meses, as 31 unidades do Paraná receberam equipamentos para a realização de audiências por videoconferência. A mesma tecnologia é disponibilizada para as “visitas virtuais”. A ideia é que esse tipo de comunicação seja ampliado para outras unidades do Estado.

Dados do Depen apontam que 70% das mulheres que estão na Penitenciária do Paraná não recebem visitas de familiares há muitos anos. “Colocamos em contato as presas que não tinham contato com os parentes há 6 e 7 anos. Nesse período, muitas delas tiveram netos e que não conheciam. Podemos perceber a emoção dessas pessoas, que cometeram erro e que precisam pagar por ele, mas que acreditam em uma nova oportunidade em ter uma vida melhor”, conta o secretário.

O sinal é exclusivo para esse tipo de comunicação. Para evitar que a ferramenta seja usada incorretamente, um agente penitenciário faz o monitoramento durante todo o contato.

Previous ArticleNext Article
Coordenadora de jornalismo da rádio BandNews FM Curitiba
[post_explorer post_id="549446" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]