Zoológico e Passeio Público comemoram nascimentos de filhotes

O trabalho de reprodução de espécies fora da natureza no Zoológico de Curitiba e no Passeio Público – primeiro zo..

CBN Curitiba - 03 de janeiro de 2019, 17:20

O trabalho de reprodução de espécies fora da natureza no Zoológico de Curitiba e no Passeio Público – primeiro zoo da capital – rende bons frutos. Em 2018, as equipes foram responsáveis por trazer ao mundo 85 filhotes.

Entre os nascimentos, vários são de espécies vulneráveis, como os papagaios-chauá e as ararajubas, e ameaçadas de extinção, como as marianinhas, o mono-carvoeiro, o macaco-aranha-de-cara-preta, a jacutinga e os papagaios-de-peito-roxo. Lhamas, cervicapras, alpacas, cutias-da-amazônia estão entre os demais habitantes nascidos ao longo de 2018.

O Zoológico de Curitiba foi o primeiro do país a fazer a reprodução em cativeiro do papagaio-chauá. E teve grande sucesso na reprodução e soltura dos papagaios-de-peito-roxo. Seis aves da espécie foram para a vida livre em 2015, no Parque Natural das Araucárias, em Santa Catarina. Os animais soltos são monitorados anualmente com a ajuda de um radiocolar.

O Zoológico de Curitiba fica na Rua João Miqueletto, s/n, no Alto Boqueirão e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.

O Passeio Público, na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro, funciona todos os dias das 6h às 20h.