
Para escapar de prisão, ex-prefeito de Piên tentou se esconder em sótão
Narley Resende
31 de janeiro de 2017, 10:31
Com Metro Jornal MaringáA Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maringá recebe, em média, dez ligações por dia soli..
Julie Gelenski - 31 de janeiro de 2017, 11:17
Com Metro Jornal Maringá
A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Maringá recebe, em média, dez ligações por dia solicitando a captura de animais abandonados em vias públicas ou vítimas de maus-tratos.
As denúncias são feitas através do telefone 156 da Ouvidoria Municipal.
De janeiro de 2016 até a última sexta-feira (27), a Ouvidoria registrou 919 ligações. Do total de solicitações, 814 foram atendidas e 105 estão em andamento.
Os atendimentos, no entanto, não correspondem ao número de animais recolhidos e encaminhados à unidade.
O médico veterinário Elpídio Gonçalves Serra explicou que, antes de serem capturados, os animais passam por uma avaliação. São recolhidos apenas aqueles que representam risco à saúde.
“Recolhemos os animais agressivos, que estão doentes ou que apresentam ameaças à população”, explica.
O número de animais resgatados e levados para a unidade no ano passado não foi informado.
Espaço Inaugurado em 2014, a unidade é um abrigo temporário de animais com o objetivo de executar ações, atividades e estratégias de vigilância, prevenção e controle de doenças de transmissão vetorial.
Os serviços realizados pela unidade se destinam à vigilância dos fatores de risco relativos às zoonoses e acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos.
A UVZ também realiza o recolhimento, vacinação e eutanásia de cães, com vistas ao controle da raiva.
Cabe ainda a unidade de zoonose orientar a população em relação aos cuidados e os riscos de transmissão de doenças, bem como o desenvolvimento de atividades que visam a posse responsável de animais domésticos.
Serviço:
A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica na Rodovia Deputado Silvio Barros.
O telefone é (044) 3901-1176.
O atendimento é das 8h às 17h