Coluna Social
Compartilhar

RB| Txai Resort apresenta uniformes sustentáveis by Cecília Echenique

O Txai Resort Itacaré está de roupa nova.Aventais, pantalonas, camisas e turbantes coloridos compõem os novos uni..

Ruy Barrozo - 22 de novembro de 2020, 03:08

O Txai Resort Itacaré está de roupa nova.

Aventais, pantalonas, camisas e turbantes coloridos compõem os novos uniformes de um dos resorts mais sofisticados do Sul da Bahia, agora assinados pela estilista paulistana Cecília Echenique.

Expert em aliar sustentabilidade e tecnologia em suas criações, dando preferência a tecidos ecológicos e mão de obra que gera inclusão social, a estilista tem como marca pessoal a inspiração étnica, as formas orgânicas e a versatilidade. “Sempre gostei de peças versáteis, transpassadas, volumosas, que vestem de vários jeitos, como sarongues e kimonos”, diz ela.

Para criar os uniformes do Txai, Cecília mergulhou nas referências orientais e no sossego do litoral baiano.

O SPA Shamash Healing, um dos pontos altos do resort, com seus tratamentos ayurvédicos, influenciou a escolha dos tons e tecidos.

“O Shamash é a alma do Txai”, diz ela.

Assim, as cores vermelho, verde, laranja, cáqui e branco dão o tom nos uniformes unissex - exceto pelas camisas, com corte feminino e masculino - tudo em 100% algodão, tecido eleito por ser uma fibra natural, durável e biodegradável.

Para estimular a inclusão social, na confecção dos turbantes, por exemplo, Cecília capacitou cinco costureiras de Itacaré, reforçando o compromisso do projeto Companheiros do Txai, que há 17 anos apóia famílias da comunidade local, estimulando práticas sustentáveis.

Em São Paulo, as peças de roupas foram confeccionadas pelas costureiras do Sol Nascente, outro projeto que estimula o empreendedorismo de mulheres por meio da capacitação profissional.

“Sem produzir lixo tóxico e gerando renda para mulheres em situação de vulnerabilidade, a idéia é estimular o consumo consciente e a ética na cadeia produtiva da moda”, defende a estilista.

Quem visitar o Txai Resort, neste verão, verá.

Na recepção, a equipe veste os modelos em verde, branco e cáqui.

No restaurante, os atendentes usam aventais com alças transpassadas na cor vermelha, e na piscina cor de laranja, com um barrado de folhas estampadas em dourado.

“Procurei criar peças com personalidade, que, além de bonitas e versáteis, possam traduzir o DNA do Txai, incluindo a conexão com o meio ambiente e o impacto social positivo”, diz Cecília Echenique.