Páscoa ovos de páscoa chocolateFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Chocolate causa espinhas? Entenda

Dermatologista esclarece dúvidas sobre relação entre alimentação e pele

Com a chegada da Páscoa e o aumento no consumo de doces, surge a dúvida: o chocolate realmente causa espinhas? Atualmente, não existe nenhum estudo científico que comprove que comer açúcar provoque cravos na pele. No entanto, o cenário está ligado à qualidade dos produtos.

“O grande problema do chocolate, na realidade, é a adição de derivados de leite, de açúcar, e este sim contribui para que haja o surgimento da acne, especialmente a acne da mulher adulta. Um bom chocolate de boa qualidade, que tenha um alto teor de cacau e menos ingredientes como gordura e os açúcares ajudam bastante a reduzir esses danos. Então chocolates meio amargo, com maior teor de cacau, são mais indicados para quem tem uma tendência maior a ter acne”, explica a médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Karina Medeiros. 

Os chocolates a partir de 70% de cacau são ricos em antioxidantes, que ajudam a combater danos à saúde. A recomendação é priorizar produtos de qualidade e ter cuidado com a quantidade consumida.