Coluna Social
Compartilhar

Conheça-se melhor!

Participe de sexta-feira a domingo no ExpoUnimed, de três dias de imersão, assuma o controle de seu destino e construa o..

Ruy Barrozo - 04 de agosto de 2017, 14:07

Participe de sexta-feira a domingo no ExpoUnimed, de três dias de imersão, assuma o controle de seu destino e construa o estilo de vida dos seus sonhos com o Método C.I.S. – www.metodocis.com.br, inteligência emocional, com Paulo Vieira.

Paulo Vieira é autor do livro “O Poder da Ação – faça sua vida ideal sair do papel”, com mais de 180 mil exemplares vendidos em um ano.

PAULO VIEIRA (1)

O que é Inteligência Emocional?

Segundo o escritor e criador do conceito Daniel Goleman, Inteligência Emocional é a “capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Para Goleman, a Inteligência Emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos em qualquer área da vida.

Quanto mais aprimorada a inteligência emocional, mais seguro e confortável para resolução de problemas o profissional se sentirá, trazendo uma maior sabedoria na hora da tomada de decisão, tranquilidade e discernimento para buscar as melhores estratégias.

Esse conjunto de ações contribui para resultados efetivos para a equipe de trabalho e para a empresa.

Para utilizarmos a Inteligência Emocional a nosso favor, precisamos entender um pouco sobre neurociência. Metaforicamente, podemos imaginar que o cérebro é dividido em duas áreas: hemisfério esquerdo e hemisfério direito. A metáfora da neurociência diz que o hemisfério esquerdo é o racional, matemático, lógico, cognitivo, cartesiano, analítico, crítico, talvez até meio chato.

Esse hemisfério, na verdade não é de fato o esquerdo, e sim todo o cérebro, mas para ficar didático e compreensivo vamos tratar dessa maneira.

Já o hemisfério direito é o lado da intuição, das emoções, dos sentimentos, da compreensão subjetiva da vida, não da compreensão lógica, mas de uma compreensão emocional do mundo.

Então, o que é Inteligência Emocional?

É quando conseguimos ter e captar o mundo por meio dos estímulos, usando bem os dois hemisférios. #tempoderquemage #issodaumasorte #yesyesyes #euvouprocis #autorresponsabilidade #febraciscuritiba #cis182curitiba #opoderdofoco #omelhorestaporvir #febraciscoaching #paulovcoach.ruy.barrozo