Coluna Social
Compartilhar

Fatos Datas

Hoje se comemora o Dia do VoluntariadoDia Internacional do Voluntariado: programa global da Novo Nordisk envolve ..

Ruy Barrozo - 07 de dezembro de 2016, 18:25

Hoje se comemora o Dia do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado: programa global da Novo Nordisk envolve funcionários em ações sociais.

Nos dois primeiros anos do programa no Brasil, mais de 4 mil pessoas foram beneficiadas por projetos locais.

No dia 5 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional do Voluntariado. Instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas - ONU, a data inspira diversas instituições e empresas a praticar ações sociais ao redor do mundo.

A Novo Nordisk, empresa de saúde global com 90 anos de inovação e liderança no tratamento de diabetes, é uma das empresas que encorajam os funcionários a se engajar em atividades voluntárias durante as horas de trabalho, não somente nesse dia, mas durante o ano todo.

Com um programa global de voluntariado, milhares de funcionários da companhia dedicam seu tempo para uma ampla gama de atividades a fim de contribuir com as comunidades onde vivem.

Lançado em 2003, o programa, chamado TakeAction, visa engajar os mais de 40 mil funcionários das 75 unidades ao redor do mundo em atividades que promovam melhorias ambientais, sociais e de saúde.

Por meio dos projetos participantes, os funcionários têm a oportunidade de colocar em prática os princípios da empresa e demonstrar o compromisso da companhia com o Tripple Bottom Line, a maneira adotada pela empresa de fazer negócios com responsabilidade financeira, social e ambiental.

No Brasil, o TakeAction teve início em 2013, com a criação de um Comitê, formado por funcionários voluntários, que avalia e aprova todos os projetos que serão realizados ao longo do ano.

Um deles, batizado de TakeAction Day, mobiliza 100% dos funcionários em um dia inteiro de atividades com a comunidade local.

Em sua primeira edição, em 2015, o TakeAction Day foi realizado na comunidade Morro do Sabão, em São Mateus, zona leste de São Paulo, com ações como revitalização e limpeza de áreas comuns, atividades esportivas para as crianças, aferição de glicemia, palestras nutricionais e dicas para a construção de currículos.

Em 2016, crianças carentes de diversas ONGs de São Paulo foram convidadas para um dia no Circo dos Sonhos, onde participaram de oficinas circenses e assistiram a um espetáculo exclusivo. Além disso, a empresa prestou serviços de saúde, promoveu arrecadação de alimentos e agasalhos e doação de sangue entre os funcionários.

Além do TakeAction Day, os funcionários também são incentivados a participar de outras atividades ao longo do ano, como a realização de sonhos de crianças junto à Make-A-Wish® Brasil e o projeto de Sacolinhas de Natal.

Para Moisés Vasconcellos Marques, Diretor de People and Organization da Novo Nordisk, a participação em ações sociais fortalece a relação entre funcionário e organização.

“Atividades com impacto social costumam aumentar o engajamento dos funcionários, gerando um orgulho de pertencer muito grande”.

Ele reforça, ainda, que a participação em ações sociais traz benefícios coletivos e individuais.

“Além de auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o dia a dia, como trabalho em equipe, liderança e comprometimento com resultados, as ações de voluntariado criam uma atmosfera de integração e solidariedade que ultrapassa os limites do ambiente profissional”, afirma.

Simone Tcherniakovsky, diretora de Assuntos Corporativos da Novo Nordisk, destaca: “Além de fortalecer a relação com seus funcionários, a Novo Nordisk acredita no legado que é construído por pessoas engajadas naquilo que fazem. Por isso, os princípios do Tripple Bottom Line estão presentes em todas as decisões da companhia – e o TakeAction é a maneira pela qual seus funcionários podem fazer a diferença na comunidade em que trabalham e vivem”.

Nos dois primeiros anos do projeto no Brasil, cerca de 4 mil pessoas foram impactadas com 10 ações locais do programa global TakeAction.ruy.barrozo