Coluna Social
Compartilhar

Fatos Datas

Hoje se comemora o Dia Mundial do Diabetes - 10 informações que você precisa saber sobre a doença com sintomas iniciais ..

Ruy Barrozo - 14 de novembro de 2016, 02:13

Hoje se comemora o Dia Mundial do Diabetes - 10 informações que você precisa saber sobre a doença com sintomas iniciais silenciosos e consequências fatais.

Esta segunda-feira é dia de alerta.

A data foi batizada como o Dia Mundial da Diabetes e tem o objetivo de lembrar algumas ações e fatores de pré-disposição que não devem e nem podem ser ignorados.

Segundo o endocrinologista da Clínica Clip, Gustavo Dissenha, ainda há muita confusão sobre o diabetes, suas causas, consequências, diagnóstico e tratamento.

Confira abaixo 10 informações que você precisa saber sobre o assunto:

1 - O Diabetes tipo 1 pode acometer pessoas em qualquer faixa etária, porém é  mais comum em pessoas jovens e crianças.

2 - O Diabetes tipo 1 NÃO tem relação com falta de atividade física e obesidade. Sintomas como: perda de peso, cansaço, sede e aumento do volume urinário ocorrem nos primeiros estágios da doença e o tratamento requer o uso precoce de insulina.

3 – O Diabetes tipo 2 é uma doença que se instala de maneira silenciosa. É comum que pessoas com esse tipo de diabetes não tenham sintomas no início da doença.

4 - Pessoas que possuem fatores de risco para o diabetes tipo 2 devem procurar um médico para fazer exames de rastreio.

5 – Os principais fatores de risco para Diabetes tipo 2 São: sobrepeso, obesidade, falta de atividade física regular  e histórico de diabetes na família.

6 - Pessoas com diabetes tipo 2 devem ser tratadas precocemente, na fase em que ainda não há sintomas, para evitar consequências como: infarto, AVC, insuficiência renal, problemas na retina, entre outros.

7 - O controle da pressão arterial, colesterol alto e do tabagismo são fundamentais para diminuir os riscos associados ao diabetes.

8 - O diagnóstico de diabetes é possível através de três exames: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e teste oral de tolerância à glicose.

9 – Existe também a pré-diabetes, que é quando os níveis de açúcar (glicemia) estão começando a ficar elevados, e os níveis de insulina também. Geralmente, nestes casos, a orientação é no sentido de mudar hábitos de vida para ter alimentação mais saudável e fazer exercícios físicos.

10 – O diagnóstico precoce é muito importante! Faça exames periodicamente.ruy.barrozo