Coluna Social
Compartilhar

Gibiteca comemora 35 anos com lançamentos e exposições

Os 35 anos da Gibiteca de Curitiba, comemorados neste mês de outubro, serão marcados por uma intensa programação de lanç..

Ruy Barrozo - 21 de outubro de 2017, 04:20

Os 35 anos da Gibiteca de Curitiba, comemorados neste mês de outubro, serão marcados por uma intensa programação de lançamentos de livros, workshops, palestras e exposições de quadrinhos.

A programação, de sexta a domingo, terá como uma das atrações a abertura da exposição que faz uma retrospectiva histórica da Gibiteca.

A mostra faz parte do projeto “Traços Curitibanos 2”, composto por três exposições que apresentam a produção curitibana de quadrinhos e o papel da Gibiteca como polo de formação e difusão desta linguagem.

As duas primeiras foram realizadas em junho e agosto deste ano.

A exposição dos 35 anos será inaugurada nesta sexta-feira, às 19h.

No mesmo dia, serão abertas a Retrospectiva Bienal de Quadrinhos e as mostras “Imágicas - Os Livros Encantados de Luiz Antonio Aguiar e Márcia Széliga” e “Marcatti 40”, organizada pela Ugra Pressa, que comemora os 40 anos de carreira de Francisco Marcatti Júnior, o mais importante quadrinista independente e underground brasileiro.

Esta mostra, com classificação indicativa para maiores de 14 anos, reúne imagens de 40 artistas que fizeram suas versões do Fráuzio, o personagem mais conhecido de Marcatti.

Ele virá para o evento e participará de um bate-papo com o público.

Também acontecem na sexta-feira o lançamento do livro “A história dos quadrinhos e da Gibiteca de Curitiba”, de Fúlvio Pacheco, pela Editora Estronho, a premiação do concurso de ilustrações Jedicon e o lançamento do Artbook da Geek City comemorativo do aniversário da Gibiteca.

A programação de aniversário continua neste sábado, com várias outras atrações – jogos, oficinas, bate-papos e lançamento coletivo de revistas em quadrinhos: o “Planta”, de Gustavo Ravaglio, “Nephilimaggadoth” de Alvarez Caetano, "Silêncio" de Márcio Garcia, "Armas Vivas & Extragenes #3" de Idov Cassol e as demais HQs lançadas em 2017.

Para encerrar a programação, a banda Gretchen Cadillac apresenta às 20h o pocket show “Fliperama Mundo Cão”.ruy.barrozo