Coluna Social
Compartilhar

RB Agricultura

Incaper dispõe de tecnologias para auxiliar cafeicultores a incrementar a produção no Espírito Santo.Tecnologias ..

Ruy Barrozo - 27 de dezembro de 2016, 23:07

Incaper dispõe de tecnologias para auxiliar cafeicultores a incrementar a produção no Espírito Santo.

!cid_37691f06651907da3b6a0f8c8f04953919fe3750@zimbra

Tecnologias disponíveis tem potencial para mitigar os efeitos da seca nas lavouras de café conilon e aumentar a produção de café arábica.

A severa crise hídrica ocorrida no Estado do Espírito Santo por três anos consecutivos, desde 2014, nas épocas de florescimento e desenvolvimento dos frutos do cafeeiro reduziu drasticamente a produção de café conilon nos últimos dois anos.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, as safras de café conilon no Estado foram de 9,949 milhões de sacas de 60 kg em 2014; 7,761 milhões de sacas em 2015; e 5,035 milhões em 2016, apresentando redução de aproximadamente 49% nesse período.

Apesar dessa redução, o Espírito Santo continua sendo o maior produtor de café dessa espécie, Coffea canephora, responsável por 63% da produção brasileira que foi de 7,987 milhões de sacas neste ano.

A despeito dessa crise hídrica que assolou o Estado, tecnologias desenvolvidas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper podem contribuir para mitigar os efeitos adversos da seca nas lavouras de café conilon, além de permitir incrementar a produção de café arábica que, aliás, teve aumento de 33,8% em 2016 – se comparada com 2015 - e atingiu 3,932 milhões de sacas, de acordo com o Quarto Levantamento da Safra de Café da Conab.

Nesse sentido, o Observatório do Café disponibiliza publicações sobre tecnologias cafeeiras, as quais podem contribuir para promover a recuperação e expansão do café capixaba.

Essas tecnologias desenvolvidas pelo Incaper, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, estão devidamente descritas contendo os respectivos links de acesso para as suas respectivas publicações.

Leia na íntegra esta matéria no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, e na página da Embrapa Café.

Acesse também todas as Notícias e Análises divulgadas pelo Consórcio clicando aqui.

Acesse o portfólio de tecnologias do Consórcio pelo link http://www.consorciopesquisacafe.com.br/index.php/publicacoes/637.ruy.barrozo