
Sol Mar
Ruy Barrozo
06 de janeiro de 2017, 09:10
Organização Internacional do Café aponta que melhores perspectivas da oferta levam a correção baixista no mercado de caf..
Ruy Barrozo - 06 de janeiro de 2017, 09:11
Organização Internacional do Café aponta que melhores perspectivas da oferta levam a correção baixista no mercado de café.
Relatório sobre o mercado de café de novembro de 2016 da OIC está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.
A Organização Internacional do Café – OIC destaca em seu Relatório sobre o mercado de Café – novembro 2016, entre outras análises do cenário da cafeicultura global, que a recente recuperação dos preços do café “sofreu uma inversão significativa” que pode ser atribuída em grande parte a perspectivas de melhores condições climáticas verificadas nas regiões produtoras no Brasil e Vietnã, e também à valorização do dólar norte-americano em relação à moeda brasileira nos últimos meses.
Segundo a Organização, esses dois fatos conjugados, de certa forma, abrandaram preocupações do mercado cafeeiro mundial como a possível redução da oferta de café no futuro pelo fato de o mercado ter tido déficit nos dois últimos anos, devido principalmente às perdas na produção do café Robusta.
Disso mais, conforme a OIC, o mercado deverá continuar a ter café disponível, tanto que nos 12 últimos meses as exportações totalizaram 112,4 milhões de sacas.
O Relatório sobre o mercado de café de novembro de 2016 da OIC está disponível no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café.ruy.barrozo