Coluna Social
Compartilhar

RB| Arquitetura de interiores

Cinco motivos para escolher a fibra sintética na hora de decorar a sua casa.Sustentabilidade, manutenção e durabi..

Ruy Barrozo - 22 de maio de 2018, 01:59

Cinco motivos para escolher a fibra sintética na hora de decorar a sua casa.

Sustentabilidade, manutenção e durabilidade são apenas algumas das vantagens da utilização do material sintético em vez do natural.

Os móveis em fibra sempre foram muito utilizados na decoração de ambientes externos.

Porém, com a fibra sintética, novas possibilidades de modelos e tramas surgiram, fazendo com que as peças se tornassem mais versáteis e sendo uma alternativa válida também para os espaços internos.

Além disso, atualmente existem fibras sintéticas que possuem a mesma sensação da natural, ou seja, são mais parecidos no toque com as naturais.

Confira cinco vantagens da utilização da fibra sintética, em vez da natural, nos seus móveis:

- Mais ecológico

Querendo ou não, nossa mente ainda nos faz crer que tudo que é “natural” é melhor do que tudo que é “sintético”, e normalmente é mesmo.

Porém, no caso das fibras, a sintética é mais sustentável por ser feita de polipropileno ou poliamida, tipos de “plásticos” que podem ser facilmente reciclados, não precisando ser retirados da natureza onde as fontes de matérias-primas são finitas.

- Não mancha ou desbota

Uma das grandes dificuldades dos móveis em vime ou fibras naturais é a da tonalidade, que vai se alterando ao longo do tempo, ou de manchas, seja de líquidos derramados ou até mesmo do suor do corpo, que acabam criando áreas desbotadas e permanecem no material natural, que absorve tais substâncias.

Com a fibra sintética não existe esse problema.

Ela é capaz de manter a cor e a integridade por tempo indeterminado, justamente por causa de sua confecção.

Além disso, a fibra sintética pode vir em praticamente todas as tonalidades, ampliando assim a gama de cores dos produtos.

- Mais resistente

A fibra natural não deve ser exposta ao sol, chuva, frio excessivo, calor e nem deve ser tensionada com muito peso, sofrendo o risco de deformação ou rompimento da trama.

Já a fibra sintética possui a capacidade de suportar mais de 200 kg/cm², ou seja, as tramas são infinitamente mais fortes.

Além disso, a sintética é resistente às intempéries, suportando temperaturas elevadas de até 70o, sem deformar e sendo completamente impermeável.

- Mais versátil

A versatilidade das fibras sintéticas é, com certeza, uma das principais vantagens de sua utilização.

Enquanto a última só poderia ser utilizada em ambientes sem luz solar direta e protegida da chuva, a sintética pode fazer parte tanto de áreas internas quanto externas, trazendo o mesmo conforto e elegância a todos os tipos de ambientes.

- Manutenção

Com a correria do dia a dia, nada mais prático do que ter uma mobília que, além de trazer conforto, originalidade e beleza ao seu ambiente, seja fácil de limpar.

As fibras naturais necessitavam de muita manutenção, diversos produtos de limpeza, alguns minutos de “esfrega-esfrega” e, como são de origem vegetal, precisavam também, assim como a madeira, de produtos para hidratar as fibras.

Já com a sintética, o processo de manutenção pode ser feito somente com água, ou, em último caso, com sabão neutro.

Além disso, os móveis confeccionados com este material secam até 3x mais rápido do que os feitos com fibra natural, o que é perfeito para as chuvas rápidas de verão.

De acordo com Dayane Castilho, designer de interiores e sócia-proprietária da VIMME, referência há mais de 10 anos em móveis artesanais, a reinvenção dos móveis em fibra e a utilização da sintética vem conquistando cada vez mais o mercado.

“O hábito de trançar materiais é antigo, vem desde os povos indígenas e está presente na nossa identidade nacional e impresso na memória afetiva do brasileiro. Antigamente, os móveis eram confeccionados em fibra natural, o que os tornava um pouco rígidos e não muito confortáveis, além de terem um alto desgaste quando expostos às diferenças de temperatura. Hoje em dia, com a fibra sintética, várias vantagens também surgiram, deixando os móveis mais versáteis, confortáveis e aconchegantes. A sua durabilidade também foi afetada, sendo mais longa e com processo de manutenção mais prático e funcional”, explica.

A VIMME Móveis fica localizada na Av. Manoel Ribas, 5438 – Santa Felicidade. Mais informações: 41 3092-8013, ou pelo site www.vimme.com.br.