
Entrando nos trilhos
Ruy Barrozo
18 de setembro de 2017, 22:35
O Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM promove de hoje a domingo a 11ª Primavera dos Museus.Mais de 900 institu..
Ruy Barrozo - 18 de setembro de 2017, 22:38
O Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM promove de hoje a domingo a 11ª Primavera dos Museus.
Mais de 900 instituições de todo o país participam com visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e abertura de exposições.
Os museus do Estado participam desta edição com várias atividades especiais.
Com o tema “Museus e suas memórias”, a ideia do IBRAM é trazer à tona reflexões a partir das memórias da própria instituição.
Esta é a proposta do Museu Alfredo Andersen - MAA, que buscou inspiração nos retratos de Ana de Oliveira (esposa de Alfredo Andersen) para a atividade intitulada “Anas no Andersen”.
De terça a sexta-feira, das 9h às 12h, o MAA convida as Anas da cidade para serem fotografadas e expostas numa composição coletiva.
Ana de Oliveira era descendente de índios Guarani e foi retratada pelo marido de diferentes formas, de indígena a europeia.
Amanhã, às 16h, é dia de relembrar histórias da Legião Paranaense do Expedicionário no Museu do Expedicionário - MEXP, que abre as exposições “Breve história dos 70 anos da Legião Paranaense do Expedicionário” e “Centenário do 1º Presidente da Entidade, Sr. Felipe Aristides Simão”.
O Museu da Imagem e do Som do Paraná – MIS/PR dá luz ao seu acervo com a abertura da exposição “Jesus Santoro – a revelação de um mestre” nesta terça-feira às 18h30.
O MIS/PR salvaguarda mais de 23 mil negativos fotográficos do artista que influenciou grandes nomes da fotografia no Paraná.
A mostra permanece até o dia 12 de novembro.
Reprisar oficinas de alguns dos artistas que já passaram pelo programa “Artista do Acervo” é a proposta do Museu Oscar Niemeyer - MON.
As oficinas dos artistas Guita Soifer, Tatiana Stropp, Bernadete Amorim e Cleverson Oliveira serão realizadas pelo Educativo do museu nos dias 20/9 e 24/9.
Nestes mesmos dias, respectivamente, também ocorrem visitas mediadas por duas mostras: “Museu em Construção” - fotografias da época da construção do “Olho” feitas por Nani Góis, e “Acervo MON” - mostra que exibe algumas obras que fazem parte da coleção do museu.
Nada melhor para relembrar a história de uma instituição do que a celebração de seu aniversário.
Caso do Museu Paranaense - MP, que completa 141 anos na próxima segunda-feira, mas antecipa as comemorações para domingo com atividades durante toda a manhã.
Às 10h tem abertura da exposição “Imigração no Paraná”, um panorama dos imigrantes que fazem do Estado um território multiétnico.
Em parceria com a Universidade Federal do Paraná - UFPR serão lançados livros com temáticas relacionadas ao MP das 10h às 12h.
No mesmo horário a equipe do museu promove uma visita mediada pelo espaço.
O Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC/PR optou por realizar uma visita mediada pela exposição “Anos 60/70 – um panorama” nesta quarta-feira, das 14h às 16h.
A própria mostra rememora obras do acervo do museu e a atividade vai reforçar as memórias do período abrangido.
A programação completa estará disponível em www.cultura.pr.gov.br.
ruy.barrozo