Coluna Social
Compartilhar

RB Automobilismo

Projeto de engenheiros brasileiros ajuda pessoas com dificuldades de deslocamento a levar bagagem.Mobilidade urba..

Ruy Barrozo - 13 de julho de 2016, 07:34

Projeto de engenheiros brasileiros ajuda pessoas com dificuldades de deslocamento a levar bagagem.

MobBag-Ford

Mobilidade urbana é uma preocupação constante da Ford, que incentiva seus empregados e a sociedade a desenvolver soluções e alternativas para o mundo de hoje.

Uma equipe de engenharia da Ford Camaçari/BA apresentou no programa global Desafio de Mobilidade/Mobility Challenge, o projeto MOB BAG criado para facilitar o deslocamento de pessoas com limitações para conduzir sua bagagem pessoal, tais como gestantes, deficientes físicos, idosos e mães com criança de colo.

A MOB BAG é um projeto com múltiplas funções, desenvolvida para ser transportada no porta-malas do veículo, em uma espécie de plataforma que funciona também como estação de recarga, aproveitando a energia gerada pela recuperação de frenagem do automóvel. Pode ser recarregada também em uma tomada convencional.

A mala é equipada com um motor elétrico com controle de velocidade sob demanda – as rodinhas são acionadas assim que a pessoa começa a puxá-la –, bateria e tração por sistema de engrenagem.

Dispõe de um sistema eletrônico de travamento e localização, com cadeado aberto somente por senha em um aplicativo para smartphone, que avisa em caso de violação.

A localização também é feita pelo smartphone, emitindo um sinal sonoro ou luminoso quando acionado, útil para encontrá-la na esteira de aeroportos.

Outra funcionalidade da MOB BAG é a possibilidade de ser usada como fonte de energia para o carregamento de dispositivos eletrônicos, como celular ou tablet, por conexão USB. Tampa deslizante e alça retrátil são outros detalhes que facilitam seu uso.

MobBagFord-Rafael, Magnovaldo, Giovana, Thomaz, Plattini

“Existem vários projetos para auxiliar na mobilidade de pessoas com deficiência e pensamos em criar um equipamento que fosse capaz de ajudar também no transporte da bagagem. Esperamos que ele possa evoluir e ser aplicado, já que oferece várias possibilidades”, diz o engenheiro Magnovaldo Silva, designer de produto da área de Inovações Digitais da Ford em Camaçari, líder do time formado por Giovana Campanella, Rafael Moreira, Thomaz Prado e Plattini Araujo.

O objetivo do Desafio de Mobilidade, programa global da Ford, é permitir que empregados gerem ideias de inovações, em um exercício de criatividade, independentemente de sua implantação ou não nos veículos.ruy.barrozo