Coluna Social
Compartilhar

RB Automobilismo

Prepare seu carro para as férias.Julho para muitos é sinônimo de férias, momento em que as pessoas aproveitam par..

Ruy Barrozo - 26 de julho de 2016, 00:30

Prepare seu carro para as férias.

Julho para muitos é sinônimo de férias, momento em que as pessoas aproveitam para viajar e descansar.

Se o passeio for de carro e envolver aventura e diversão com conforto, o EcoSport é o modelo perfeito.

Mas, para garantir uma viagem segura, é necessário fazer um check-up no carro antes de pegar a estrada.

João Filho, chefe de Engenharia da Ford América do Sul, indica os itens que não podem faltar nessa revisão:

Revisões periódicas: mantê-las em dia é a melhor maneira de assegurar que não aconteçam imprevistos durante a viagem.

Os distribuidores autorizados Ford são os locais indicados para essas revisões, que devem acontecer a cada seis meses de uso ou 5 mil km no primeiro ano, o que ocorrer primeiro.

Após esse período, as revisões devem ser feitas anualmente ou a cada 10 mil km, podendo variar de acordo com o modelo do carro.

A informação pode ser verificada no manual do veículo.

Fluidos: é preciso checar a qualidade e quantidade dos fluidos necessários ao bom funcionamento do carro.

São eles: água do limpador de para-brisa, óleo do motor, fluido de freio e líquido de arrefecimento (também conhecido como a água do radiador).

O ideal é que essa verificação aconteça com o carro frio, pois, quando ligado, o líquido presente no radiador muda de densidade e aparenta ter um volume maior que o real.

Além disso, o líquido aquecido produz vapores que podem causar queimaduras. O fluido da direção hidráulica também deve ser verificado a cada 100 mil quilômetros.

Palhetas do para-brisa: item indispensável para assegurar a visão do motorista ao dirigir em condições adversas, como chuva, por exemplo.

Com o tempo, as palhetas ficam gastas e devem ser substituídas.

Luzes: verificar o funcionamento de todas as luzes disponíveis no veículo, como lanterna, farol baixo, farol alto, farol de neblina dianteiro, guia de led, pisca alerta e luzes de freio. Em alguns casos, certificar-se também sobre o acendimento automático.

Pneus: calibre os pneus com regularidade.

Isso proporciona direção mais leve e melhor estabilidade e eficiência do carro, menor consumo de combustível e redução de emissão de gases nocivos na atmosfera.

Cada carro possui uma calibragem ideal que pode ser verificada no manual do produto.

No caso do EcoSport Titanium 2.0 AT, o ideal é colocar 30 libras em cada pneu. Caso o carro esteja totalmente carregado para sua viagem, a recomendação é colocar 35 libras nos pneus dianteiros e 40 nos traseiros.

Estepe: não se esqueça de calibrar o estepe, que, no EcoSport, fica na parte externa do porta-malas e só pode ser retirado com a chave segredo.

Macaco, chave de rodas, gancho de reboque, triângulo e chave de porca: saiba onde encontrar os itens necessários para efetuar a troca do pneu, caso necessário.

Em todos os modelos do EcoSport, esses itens ficam no compartimento de bagagem, sob a cobertura do assoalho, em um kit de ferramentas.ruy.barrozo