Coluna Social
Compartilhar

RB| Balneabilidade

O Paraná tem praias?Tem sim senhor!Além das praias de água doce, muito bem preparadas na região oeste e norte do ..

Ruy Barrozo - 09 de janeiro de 2019, 23:05

O Paraná tem praias?

Tem sim senhor!

Além das praias de água doce, muito bem preparadas na região oeste e norte do estado, temos o orgulho de participar que o litoral paranaense oferece as melhores condições de balneabilidade do nosso país.

De acordo com o segundo boletim de balneabilidade do verão, emitido pelo Instituto Ambiental do Paraná - IAP, dos 49 pontos monitorados semanalmente no Litoral, apenas um se mantém impróprio para banho.

Todos os 17 locais monitorados no interior estão recomendados para banho.

Ainda conforme informações do IAP, a Ponta da Pita, em Antonina, prossegue como único ponto impróprio para banho até o momento.

O trabalho de monitoramento semanal envolve ao todo 49 pontos na região, confira: 13 em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina.

Para o interior do estado, a notícia é ótima.

Pelo mesmo monitoramento feito, nos 17 pontos de praias artificiais e represas na Costa Oeste e região Norte do Paraná o resultado é de que todos os pontos estão próprios para banho.

Esta avaliação acontece nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.

A dica da FETURISMO - Federação das Empresas de Hospedagem, Gastronomia, Entretenimento, Lazer e Similares do Estado do Paraná é de que os pais fiquem atentos às bandeiras posicionadas nas orlas das praias e margens dos rios e reservatórios indicando se os locais são impróprios para banho e com isso já buscar o meio e hospedagem e opções de gastronomia, mais condizente com o orçamento.

Então, fique de olho nas bandeiras alteradas pelos bombeiros todas as sextas-feiras, no período da manhã indicando na orla das praias e margens de rios e reservatórios se os locais estão próprios para banhos.

Esta sinalização aponta a condição da água a 100 metros à direita e à esquerda de cada bandeira.

A cor vermelha aponta que a água não é recomendada e a azul que a região está própria para banho.

Utilidade Pública

Os boletins serão divulgados todas as sextas-feiras, durante a temporada de verão, portanto, vale acompanhar os boletins do IAP em: http://www.iap.pr.gov.br, o pelo site do Verão Paraná http://www.verao.pr.gov.br/.