Coluna Social
Compartilhar

RB| Batuta

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta filme-concerto com obra de Chaplin.Espetáculo acontece nesta quarta-feira..

Ruy Barrozo - 26 de setembro de 2018, 17:07

Concerto Polonês pela Orquestra Sinfônica do Paraná(OSP) sob regência de Luís Gustavo Petri. Piano solo de Jan Broja.
Curitiba, 12 de novembro de 2017.
Foto: Kraw Penas/SEEC
Concerto Polonês pela Orquestra Sinfônica do Paraná(OSP) sob regência de Luís Gustavo Petri. Piano solo de Jan Broja. Curitiba, 12 de novembro de 2017. Foto: Kraw Penas/SEEC

Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta filme-concerto com obra de Chaplin.

Espetáculo acontece nesta quarta-feira, no Teatro Positivo, sob-regência do maestro Stefan Geiger.

O programa contempla a trilha sonora do filme Luzes da Cidade/City Lights, que será executada ao vivo pela Orquestra Sinfônica do Paraná, acompanhando a projeção do filme no palco.

O espetáculo conta com a condução do maestro alemão Stefan Geiger – titular da Orquestra Sinfônica do Paraná, corpo estável do Centro Cultural Teatro Guaíra, além de idealizador do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná - IAOSP.

Luzes da Cidade é um filme de comédia romântica americano produzido em 1931, estrelado, escrito e dirigido por Charles Chaplin, que conta a história de um infeliz, mas complacente andarilho que se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade.

A película representa o auge da versatilidade do artista em um período crítico de sua carreira, quando o cinema mudo dava lugar à inserção sonora.

Assim, o filme ganhou um dramático acompanhamento musical e efeitos sonoros pontuais.

O próprio Chaplin foi responsável pela composição da trilha sonora.

“Muita gente não sabe que além de ator, ele também produzia, dirigia e compunha as músicas de seus filmes. Mesmo sem saber escrever música, Chaplin narrava para compositores àquilo que queria ouvir e só aceitava quando estivesse exatamente do jeito que ele havia imaginado”, declara o maestro Stefan Geiger.