Coluna Social
Compartilhar

RB| Consciência negra

IPEA promove debate, exposição de fotos e teatro no mês da Consciência Negra, no Rio.O evento multimídia Mês da C..

Ruy Barrozo - 01 de dezembro de 2018, 22:00

IPEA promove debate, exposição de fotos e teatro no mês da Consciência Negra, no Rio.

O evento multimídia Mês da Consciência Negra – Resistências Afrocentradas, parceria do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e da Afipea Sindical, entidade que representa os funcionários do instituto, ocorre na tarde desta quinta-feira na Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, no 16º andar do IPEA, no Centro do Rio.

Logo na abertura do evento, durante o café de boas-vindas, com sanduíches, bolos frutas e salgadinhos às 15h15, os convidados já poderão apreciar a exposição fotográfica Herança e Futuro, do coletivo Fotógrafxs Negrxs, no hall do 16º andar.

Em seguida, às 15h45, no auditório Michal Gartenkraut, no mesmo andar, ocorre a Roda de Conversa, que marca o mês da Consciência Negra por meio da análise de diversos estudiosos da área.

Uma das pesquisadoras é Janaina Damasceno, doutora em Antropologia pela Universidade de São Paulo - USP, professora da UERJ em Caxias, na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, e coordenadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro - Ficine, além do grupo de pesquisa Afrovisualidades: estéticas e políticas da imagem negra.

Também participam Ynaê Lopes dos Santos, doutora em História Social pela USP, professora-adjunta e coordenadora do Laboratório de Estudos Étnico-Raciais LEER CPDOC da Fundação Getúlio Vargas - FGV; Maria Clareth Gonçalves Reis, doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense - UFF, professora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - NEABI/UENF e Bárbara Ferrito, juíza do Trabalho do Estado do Rio.

Às 17h45 se inicia a intervenção artística “O que você vê quando me olha?”, com Ana Paula Martins e Fernando Porto, pesquisadores em Estética e Teatro na Unirio.