Coluna Social
Compartilhar

RB| Crise no país

Associação Comercial do Paraná reivindica prorrogação do pagamento de ICMS e ISS em função da crise de abastecimento.ANÚ..

Ruy Barrozo - 31 de maio de 2018, 14:12

Associação Comercial do Paraná reivindica prorrogação do pagamento de ICMS e ISS em função da crise de abastecimento.

O presidente Gláucio Geara, enviou correspondências, em nome da ACP a governadora Cida Borghetti, ao prefeito Rafael Greca de Macedo, e ao secretário de Estado da Fazenda, José Luiz Bovo, com o seguinte texto:

A Associação Comercial do Paraná, entidade representativa de milhares de micro, pequenos e médios empresários, vem à ilustre presença de Vossa Excelência, em face da situação de emergência econômica decorrente da greve dos caminhoneiros, expor e reivindicar o seguinte:

Entendemos as reivindicações do movimento, porém não é razoável que eventos dessa natureza levem à radicalização de posições, com bloqueios e fechamento de vias públicas que tiram o direito constitucional de ir e vir.

O prejuízo nas atividades empresariais é generalizado, atingindo todos os setores da economia.

No varejo, a queda nas vendas aproxima-se de 80% desde o início da paralisação, gerando enormes dificuldades financeiras às empresas.

De fato, impedido de produzir, vender ou prestar serviços, o empresário, que já tem dificuldades em tempos normais para fazer frente à elevada carga tributária, fica financeiramente impossibilitado de pagar pontualmente os tributos.

Na expectativa de que a retomada dos negócios deve acontecer somente nas próximas semanas, faz-se necessário um alívio imediato no cumprimento destas obrigações tributárias.

Para tanto, vimos solicitar de Vossa Excelência que conceda a todos os contribuintes que devem pagar no mês de junho de 2018 valores a título de ISS, que possam fazê-lo com a prorrogação do prazo de 15 (quinze) dias, ou que se autorize o pagamento em dois momentos: 50% n50% na data normal de recolhimento e os outros 50% trinta dias após.

Na certeza de sua sensibilidade ao nosso pleito, renovamos nossas,

Cordiais saudações.

Gláucio José Geara

Presidente