Coluna Social
Compartilhar

RB Cultura

Centro Cultural Miguel de Cervantes será inaugurado neste sábado.A Fundação Cultural de Curitiba inaugura neste s..

Ruy Barrozo - 12 de junho de 2016, 20:54

Centro Cultural Miguel de Cervantes será inaugurado neste sábado.

Centro Cultural Miguel de Cervantes - Foto Cido Marques (2)

A Fundação Cultural de Curitiba inaugura neste sábado o Centro Cultural Miguel de Cervantes, na Praça Espanha.

O espaço que era ocupado pela Casa da Leitura Miguel de Cervantes foi reformado para abrigar também outras atividades culturais.

Além da biblioteca, o espaço terá o Atelier La Mancha, com uma programação voltada a todas as idades, envolvendo várias linguagens, como dança, música, circo, cinema e teatro.

A inauguração está marcada para as 10h, quando tem início uma série de shows e apresentações artísticas.

No palco ao ar livre vão se apresentar a cantora Carol Passos (The Voice Kids), o músico Tiago Rangel, a cantora Alexandra Scotti com o pianista André Collini, o grupo folclórico do Centro Espanhol do Paraná,  entre outras atrações.

Com a abertura do Centro Cultural, a Casa da Leitura Miguel de Cervantes retoma suas atividades de incentivo à leitura, dentro das diretrizes do programa Curitiba Lê – contação de histórias, empréstimo de livros, leitura local, e também algumas novas atividades relacionadas com as oficinas de arte. Na próxima semana, de 13 a 18 de junho, uma das ações será a “Leitura na Praça”.  A mediadora de leitura Juliana Baum estará realizando leituras de poemas e pequenos contos para os frequentadores da Praça Espanha.

Centro Cultural Miguel de Cervantes - Foto Cido Marques (3)

Uma das peculiaridades desta Casa da Leitura é o acervo de livros em espanhol, contendo obras de referência da literatura espanhola, entre elas  a obra-prima de Cervantes, Dom Quixote de La Mancha, e de autores da literatura ibero-americana, como Federico Garcia Lorca, Jorge Luis Borges e Isabel Allende.

O Centro Cultural conta também com o Atelier La Mancha, voltado à realização de oficinas de arte gratuitas. Inicialmente serão ofertadas as oficinas de gravura, carimbo e desenho de observação, sob a orientação da artista plástica Denise Roman.ruy.barrozo