
Social
Ruy Barrozo
14 de abril de 2018, 23:55
Salette Lemos alerta para novo ciclo do Brasil.Não existe mais volta ao passado.Segundo a palestrante da Mercosup..
Ruy Barrozo - 14 de abril de 2018, 23:56
Salette Lemos alerta para novo ciclo do Brasil.
Não existe mais volta ao passado.
Segundo a palestrante da Mercosuper, o país precisa se preparar para o novo.
Em palestra realizada na Mercosuper 2018 - 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados, na última quarta-feira, a jornalista econômica Salette Lemos alertou que o Brasil já iniciou um novo ciclo.
Para ela, não é mais possível voltar aos tempos já vividos anteriormente e nem resgatar o que existia antes.
“Passamos por um brutal processo de mudança e se não mudarmos a todo o momento não vamos atingir a sustentabilidade. O grande desafio é o da mudança, pois não existe mais volta, apenas o novo e onde ele vai dar depende de nós”, destaca.
Salette iniciou a sua palestra falando sobre a facilidade em acessar informação hoje em dia e que o empresário precisa saber usar o que tem disponível. Segundo ela, o consumidor mudou o seu jeito de comprar e o empresário precisa estar atento a isso.
“O novo consumidor não prioriza preço em detrimento de qualidade, pois é muito difícil recomprar as coisas”.
É sobre esta nova realidade que a jornalista chamou a atenção em sua palestra. “Poucos empresários estão afinados com este momento e se não nos afinarmos não vamos sobreviver. Você pode ter todas as informações, mas se não tiver discernimento não vai promover ajustes e mudanças emergenciais. Se você não olhar para o seu negócio e perceber que ele está velho, não vai ter jeito”.
Segundo ela, mais do que conhecer os indicadores econômicos, o empresário precisa saber como usá-los: “60% dos empresários não tem de forma clara os seus custos, despesas e margens. Indicadores estão aí para servirem de caminhos, mas não vão determinar o meu nível de investimento e mudanças, pois eles apenas sinalizam. Vivemos a era da informação e isso paralisa o brasileiro, pois o Brasil está assistindo a uma revolução e não sabe que ferramentas usar”.
A palestrante falou sobre o atual cenário e que a economia brasileira vai bem, com a menor taxa de juros desde a criação do Real.
“Nunca na história do país tivemos indicadores tão bons e precisamos saber o que fazer com eles”.
Em maio, a taxa de juros deve cair novamente e estima-se que o crescimento chegue a 3%.
Como o Brasil é uma democracia presidencialista onde o estado oferece a direção, é quando o governo investe que são realizados investimentos pelos empresários.
Porém, Salette sugeriu a importância em tentar fazer o caminho contrário, partindo de grandes investimentos das empresas e que acabem obrigando o poder público a investir.
“Ficam todos acuados e esperando, mas quem espera não faz acontecer e este é o momento de investir efetivamente em mudanças: ganhe competitividade, ganhe produtividade, capacite o seu funcionário e faça dele o seu aliado, pois o seu resultado depende dele”, conclui.
Hoje, às 13h30 acontece durante o último dia da Mercosuper, a palestra “Legado, proposta e ética” com Leandro Karnal, que vai mostrar a importância de entender o sentido do todo para compreender que nem sempre as falhas são de terceiros.
Karnal é professor Doutor na Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Graduado em História pela Universidade do RS. Doutor em História Social pela USP.
Pós-doutorado pela UNAM, México, e pelo CNRS de Paris.
Sua formação cruza História Cultural, antropologia e Filosofia.
A Mercosuper 2018 – 37ª Feira e Convenção Paranaense de Supermercados termina hoje, no Expotrade Convention Center, em Pinhais - Região Metropolitana de Curitiba, localizado na Rodovia Deputado Leopoldo Jacomel, 10.454.
Confira a programação completa do evento no site: www.apras.org.br/mercosuper.