Coluna Social
Compartilhar

RB Empreendedorismo

Alunos do Colégio Marista Paranaense apresentam projeto de empreendedorismo em competição no México.Apenas duas i..

Ruy Barrozo - 05 de dezembro de 2016, 02:58

Alunos do Colégio Marista Paranaense apresentam projeto de empreendedorismo em competição no México.

Apenas duas instituições brasileiras representarão o país na competição.

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, três alunos do Colégio Marista Paranaense estarão na Cidade do México participando da competição “Company of the year 2016”, promovida pela  Junior Achievement America, organização que realiza projetos de empreendedorismo e negócios com estudantes secundaristas.

Após passar por várias etapas eliminatórias, a miniempresa do Colégio Marista Paranaense foi selecionada para participar do evento, que conta com a participação de 20 projetos de diversos países das Américas, sendo apenas duas miniempresas brasileiras escolhidas.

O Programa Miniempresa da Junior Achievement proporciona a estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista Paranaense uma experiência prática em economia e negócios na organização e operação de uma empresa. Por meio do método ‘aprender-fazendo’, eles conhecem fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial e cada participante se converte em um mini empresário.

“Além de um incentivo ao empreendedorismo, o Programa desenvolve a autonomia, a criatividade, o trabalho em equipe. É uma riqueza de aprendizagem e de experiência”, acredita Roseana Galastri, assistente psicopedagógica do Colégio Marista Paranaense.

Ao longo do ano um grupo de 27 alunos participou das atividades da Junior Achievement, em encontros semanais no período noturno no Colégio, e criaram a miniempresa “Candela” voltada a para produção de luminárias, incluindo a “Luminus”, com design original em forma de inseto.

Assim como em uma empresa, os estudantes elegeram os que ocupam os diversos cargos, desde a presidência, diretores de produção, recursos humanos, finanças e marketing, e também contam com apoio de acionistas, que investem no negócio.

Parte da renda arrecadada com a venda das luminárias, além de ser distribuída para eles, será destinada a uma instituição filantrópica.

Para colaborar com a viagem dos três integrantes que representarão a miniempresa no México, o grupo mobilizou os demais alunos e familiares, e venderam doces e biscoitos para arrecadar fundos.

“Não esperávamos que íamos chegar tão longe, ficamos muito felizes com o resultado. Estamos muito ansiosos em apresentar nosso negócio e representar o Brasil no evento”, relata Teodora Roballo Durigan, de 16 anos, diretora de Marketing da miniempresa Candela.ruy.barrozo