Coluna Social
Compartilhar

RB| Encontro

IV Café Inter-Religioso da ASSINTEC será realizado na Ordem Rosacruz, AMORCNesta quarta-feira, às 8h30min, será r..

Ruy Barrozo - 26 de setembro de 2018, 17:08

IV Café Inter-Religioso da ASSINTEC será realizado na Ordem Rosacruz, AMORC

Nesta quarta-feira, às 8h30min, será realizado o IV Café Inter-Religioso da ASSINTEC - Associação Inter-Religiosa de Educação que tem o objetivo fomentar o diálogo inter-religioso reunindo as organizações religiosas e místicas filosóficas da ASSINTEC com secretários (as) de Educação do Estado do Paraná, do Município de Curitiba e Região Metropolitana.

O evento acontece na Sala Tônio Luna, na Ordem Rosacruz, AMORC e é destinado aos Técnicos Pedagógicos dos Núcleos Regionais e Municípios responsáveis pelo Ensino Religioso, lideranças religiosas e representantes das organizações religiosas, Secretários e Secretárias de Educação e Professores de Ensino Religioso.

A AMORC é uma das instituições afiliadas da ASSINTEC e participa assiduamente dos eventos tanto de formação como de socialização da ASSINTEC.

Nesse sentido, o professor Elói Corrêa dos Santos destaca a importância de realizar o evento na Ordem Rosacruz.

“Estamos indo para o IV Café Inter-Religioso e esse momento o diálogo Inter-Religioso está sendo reproduzido nos lugares sagrados das organizações religiosas revezando, para com o tempo, contemplar a pluralidade religiosa perpassando as quatro matrizes que formam a religiosidade brasileira/indígena, ocidental, africana e oriental”, diz Elói.

Para o Grande Mestre da Ordem Rosacruz em CWB, o IV Café Inter-Religioso “é uma iniciativa que favorece o diálogo entre as religiões e promove o sentimento de irmandade e tolerância entre os participantes, tendo em vista que tudo que se eleva, caminha para o mesmo ponto”, avalia Hélio.

A ASSINTEC é uma instituição formada por representantes da diversidade religiosa e de uma equipe pedagógica que promove ações em parceria com as secretarias de educação para fomentar o respeito à diversidade cultural e religiosa por meio de formações continuadas, produção de material didático e eventos que buscam fortalecer o ensino religioso como área de conhecimento, sem proselitismo e com caráter educacional.

“Segundo Hans Küng, nunca haverá paz no mundo enquanto não houver diálogo entre as religiões e não haverá paz entre as religiões enquanto não houver diálogo inter-religioso”, finaliza Elói.

O Evento é promovido pela ASSINTEC - Associação Inter-Religiosa de Educação e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED, da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba – SME e da Antiga e Mística Ordem Rosacruz, AMORC.