Coluna Social
Compartilhar

RB Esporte Radical

Alpinista Rodrigo Raineri parte para última etapa do Projeto Sete Cumes.Ao final da expedição, alpinista será o ú..

Ruy Barrozo - 07 de agosto de 2016, 18:34

Alpinista Rodrigo Raineri parte para última etapa do Projeto Sete Cumes.

ViewImage (1)

Ao final da expedição, alpinista será o único brasileiro a ter sido guia de montanha nos maiores picos de cada um dos sete continentes.

Faltam poucos dias para o alpinista Rodrigo Raineri conquistar um feito inédito em sua já vasta carreira de mais de 27 anos de escaladas.

De hoje ao próximo dia 14, ele vai liderar um grupo de 6 pessoas que subirão o monte Elbrus, montanha mais alta da Europa, localizada na Rússia, e com isso, se tornará o único brasileiro a ter sido guia no projeto Sete Cumes, que abrange as mais altas montanhas de cada continente.

Raineri é especialista em conduzir e orientar grupos de executivos e turistas que gostam de se desafiar na prática do montanhismo.

ViewImage

Ao longo dessa jornada, já esteve no topo dos outros seis montes do projeto Sete Cumes: o Monte Everest (três vezes no cume), localizado entre o Nepal e o Tibet na Ásia e conhecida como a maior montanha do mundo e de extrema dificuldade (8.848m); o Aconcágua na Argentina (seis vezes no cume), que além de ter guiado diversas expedições pela sua rota normal, também escalou em pleno inverno e pela desafiadora Face Sul (6.962m); o Denali no Alasca, também conhecido como McKinley (6.194m), o Kilimanjaro (duas vezes), cercado pelas belezas naturais da Tanzânia (5.895m); o intenso Maciço Vinson na Antártica (4.892m) e o selvagem e remoto Carstensz na Oceania, que coloca a expedição em contato com tribos preservadas (4.884m).

ViewImage2W5Z6D5T

Por fim, falta apenas, o monte Elbrus (5.642m) na Rússia.

“Guiar os Sete Cumes é como buscar a minha medalha olímpica. Além de realizar os sonhos daqueles que escalam nos grupos guiados por mim, que buscam a superação de limites e o autoconhecimento, sinto orgulho em levar a bandeira brasileira ao topo das montanhas mais altas do mundo”, comenta Raineri.

Sobre a escalada que se aproxima, o alpinista explica que, apesar de ser a montanha mais alta da Europa, o Elbrus é o monte nevado mais acessível dos sete cumes, indicado para quem tem menos experiência com alpinismo.

As vivências em pontos extremos do planeta e a liderança exercida em momentos difíceis, renderam a Raineri uma bagagem valiosa, que agora ele compartilha com o público por meio de palestras realizadas em empresas, escolas e universidades.

“Como líder de uma expedição, tenho que preparar meu grupo, coordená-lo durante a escalada, administrar os medos e expectativas e, sobretudo, conduzi-los aos resultados. Em minhas palestras, traduzo para o dia a dia das pessoas essa disciplina e estratégia de liderança”, explica.

O Projeto Sete Cumes conta com patrocínio da Feinkost, apoio da Grade 6, Cia Athletica,  SOL Paragliders, THULE, ABP - Associação Brasileira de Parapente, CBME - Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada e Lapinha SPA.ruy.barrozo