
Edinho Viera – não foge à luta
Ruy Barrozo
11 de maio de 2018, 11:33
Evite lábios ressecados com a chegada do frio.Falta de água, alimentação inadequada e a perda dos óleos naturais ..
Ruy Barrozo - 11 de maio de 2018, 16:39
Evite lábios ressecados com a chegada do frio.
Falta de água, alimentação inadequada e a perda dos óleos naturais e da umidade dos lábios nesse período podem provocar ou piorar o ressecamento.
Quando a temperatura cai e começa a esfriar é comum os lábios ficarem ressecados e até descamarem.
Além de ser doloroso abrir e fechar a boca, o ressecamento pode formar úlcera nos lábios.
Segundo a dermatologista Natasha Unterstell, as causas do ressecamento dos lábios podem variar, mas o problema acontece principalmente por falta de cuidados adequados com os lábios.
Uma dessas causas também pode ser também o resultado da deficiência de certos nutrientes no corpo.
A exposição da pele macia às temperaturas mais baixas e ventos frios ocasionam também a perda dos óleos naturais e umidade.
A dermatologista afirma que lábios rachados indicam também a falta de água no corpo.
“Não beber bastante água faz com que os lábios se tornem muito secos, sem umidade e às vezes até mesmo formam fissuras dolorosas que podem levar a sangramento”, avalia Natasha.
Ela recomenda a hidratação interna com a ingestão de água e a utilização de produtos específicos para a hidratação dos lábios com emolientes como a manteiga de cacau ou lip balms, dando preferência para aqueles com fator de proteção solar para o uso diário.
Os batons que não contêm hidratantes devem ser evitados, pois ingredientes artificiais como o mentol, prejudicam o tratamento.
Segundo Natasha, é importante que quem sofre com a escamação não mexa na região com os dedos ou unhas, porque pode piorar ainda mais o problema.
A dica da dermatologista é remover as peles indesejadas dos lábios fazendo esfoliação no local uma vez por semana, seguida da hidratação com a manteiga de cacau ou lip balm.
É necessário também ter cuidado com os cremes dentais que contém flúor em sua composição, que pode causar dermatite na pele e agravar o ressecamento dos lábios.
Natasha recomenda lavar bem os lábios após a escovação dos dentes, para remover todos os resíduos do creme dental, e em seguida realizar a hidratação da região.
Alimentação
Outra recomendação da dermatologista para combater os lábios ressecados é investir em uma dieta rica em ômega 3 e ômega 6 (ácido linoleico), presentes em alimentos como as carnes, peixes, ovos, leite e derivados oleaginosos (nozes, castanhas) e manteiga.
A dermatologista sugere também evitar a ingestão de alimentos picantes por um tempo, pois esses alimentos agravam o problema, além de causarem ardor. Ela recomenda ainda a não utilização de bálsamos porque eles contêm álcool e traços de petróleo que, em vez de hidratar os lábios rachados acabam por agravar o problema.