Coluna Social
Compartilhar

RB| Ganhadores

A Microsoft acaba de anunciar os vencedores da etapa latino-americana da Imagine Cup, competição global da companhia que..

Ruy Barrozo - 15 de junho de 2018, 14:30

A Microsoft acaba de anunciar os vencedores da etapa latino-americana da Imagine Cup, competição global da companhia que transforma projetos acadêmicos em startups de sucesso.

Os vencedores Adam Robo (Brasil), Eranoi (México) e LEXA (Argentina) foram anunciados em um evento na cidade de São Paulo.

Os três vão representar o continente na final mundial da competição, que vai reunir 34 invenções de todo o mundo em Seattle/EUA, no próximo mês de julho.

O grande campeão vai receber mais de US$ 100 mil dólares, somando dinheiro, viagens e créditos em nuvem, como subsídio para desenvolvimento do projeto, além de mentoria de Satya Nadella, CEO da Microsoft.

O curitibano Adam Robo, que vai representar o Brasil na final mundial, foi criado para oferecer testes de visão rápidos e precisos por meio de um equipamento portátil que pode ser levado para áreas remotas e disponibilizado para pessoas que sofrem com a falta de atendimento médico.

O robô aposta nos conceitos mais avançados de inteligência artificial em um equipamento leve, simples e com custo acessível.

O Adam Robo, que passou pelo processo de mentoria do Centro Europeu - Microsoft Innovation Center consegue identificar necessidades oftalmológicas urgentes colaborando com a prevenção da cegueira evitável.

O teste dura cerca de 5 minutos e tem precisão para detectar diversos problemas de visão usuais como miopia, hipermetropia, vista cansada, astigmatismo e daltonismo.

O Adam Robo traz escalas de figuras para pessoas não alfabetizadas e optotipo letras para pessoas alfabetizadas.