Coluna Social
Compartilhar

RB Literatura

Festival literário discute literatura hispano-americana e prossegue até a próxima sexta-feira na Capela Santa Maria.ANÚN..

Ruy Barrozo - 13 de agosto de 2017, 23:36

Festival literário discute literatura hispano-americana e prossegue até a próxima sexta-feira na Capela Santa Maria.

O Litercultura – Festival Literário de Curitiba 2017 começa nesta segunda-feira, às 19h30, na Capela Santa Maria, no Centro, com o painel do filósofo e ensaísta Vladimir Safatle sobre a obra do escritor chileno Roberto Bolaño.

Esta é quinta edição do evento literário que prossegue até o dia 18 - sexta-feira.

Este ano, o festival estabelece o diálogo entre o Brasil e os países hispano-americanos em cinco encontros na Capela Santa Maria com mediação e interação com o público.

O Litercultura tem direção da produtora cultural Manoela Leão e curadoria do crítico e ensaísta Manuel da Costa Pinto.

Os ingressos para o evento são gratuitos mediante retirada prévia. Interessados que ainda não retiraram sua entrada podem comparecer no dia do evento desejado para aguardar a acomodação.

Nesta edição, o Litercultura elege cinco importantes nomes da literatura brasileira que se colocam como leitores e mergulham no universo dos pares latino-americanos, gerando discussões sobre temas contemporâneos comuns entre os países. O filósofo e ensaísta Vladimir Safatle, o escritor Julián Fuks, a filósofa e romancista Márcia Tiburi, Manuel da Costa Pinto e o psicanalista Christian Dunker discutem as obras do chileno Roberto Bolaño, do argentino Juan José Saer, do mexicano Juan Rulfo, e dos argentinos Roberto Arlt e Adolfo Bioy Casares, respectivamente, abordando as questões estéticas, sociais, psicanalíticas e políticas que atravessaram suas histórias.

Será uma ótima oportunidade de o público conferir em ação intelectuais que ajudam a pensar as questões contemporâneas nas variadas frentes traçando paralelos entre Brasil e os países latino-americanos.

“Damos continuidade à proposta, consagrada em edições anteriores do festival, de promover a interação de diferentes linguagens – no caso, psicanálise, filosofia, sociologia, ensaísmo e teoria literária – com o imaginário da literatura”, comenta Manoela Leão.

O Litercultura 2017 integra o Circuito Cultural ADEMILAR, ação que está patrocinando manifestações e eventos culturais de diversas naturezas ao longo deste ano.ruy.barrozo