Coluna Social
Compartilhar

RB| Literatura

Há explicação para o suicídio?Kiko Rieser, dramaturgo e diretor de teatro, lançou no fim de março, na Livraria Ta..

Ruy Barrozo - 02 de abril de 2018, 01:48

Há explicação para o suicídio?

Kiko Rieser, dramaturgo e diretor de teatro, lançou no fim de março, na Livraria Tapera Taperá, em São Paulo, o romance Átimo, publicado pela Editora Instante.

 

Dados obtidos pela pesquisa Mapa da Violência 2017 do Sistema de Informações de Mortalidade - SIM do Ministério da Saúde revelaram que a taxa de suicídio na população brasileira entre 15 e 29 anos aumentou 10% entre os anos de 2002 e 2014.

O crescimento também revela uma maior abertura para se falar do assunto nos tempos atuais.

Antes considerado um tabu, hoje o suicídio é, inclusive, tema da famosa série do Netflix, "13 Reasons Why".

Quem também resolveu falar sobre o assunto foi Kiko Rieser, dramaturgo, diretor e produtor de teatro, em Átimo, seu novo livro publicado pela Editora Instante.

Com texto de quarta capa do também escritor Santiago Nazarian, a obra traz a história de Lígia, uma jovem arquiteta, que faz de tudo para investigar a morte do vizinho do bloco da frente, Cássio, que se jogou do prédio.

Após ser chamada para depor na delegacia como possível testemunha do caso, passa a se envolver demais com os amigos e familiares de Cássio a ponto de começar a frequentar o apartamento dele.

E quanto mais mergulha na vida do vizinho, mais se encanta pelo homem que nunca iria conhecer.

Presa ao passado se apega ainda mais à ideia do próprio suicídio.

Os livros, os discos, ele gostava das mesmas

coisas que eu.

Nada que mostrasse incompatibilidade entre a gente.

Pelo contrário, se a gente tivesse se conhecido, provavelmente teríamos virado amigos.

Ou mais que amigos. 

Como num jogo de espelhos, Átimo propõe uma trama de reflexos e projeções, no qual a protagonista acaba se voltando para si, numa autoanálise dolorosa, em busca de explicação para o desejo de dar cabo da própria vida.

O primeiro romance do diretor e produtor de teatro Kiko Rieser, publicado pela Editora Instante, prende o leitor do início ao fim em uma narrativa ambientada na capital paulistana que reflete sobre a morte, a vida, a solidão urbana, as falsas aparências, o apego ao passado, entre outros temas.

O livro pode ser adquirido pelo site www.editorainstante.com.br.