Coluna Social
Compartilhar

RB| Literatura

Uma alucinante viagem no berço da humanidade.A Edipro convida o leitor a um passeio de balão pela África com a pr..

Ruy Barrozo - 29 de abril de 2018, 18:41

Uma alucinante viagem no berço da humanidade.

A Edipro convida o leitor a um passeio de balão pela África com a primeira obra de sucesso de Júlio Verne, que apresenta uma nova tradução e capa de colecionador.

Para os amantes do escritor francês considerado o inventor da ficção científica, Júlio Verne, a Edipro, editora dos clássicos, lança a primeira obra de sucesso do autor: Cinco Semanas Num Balão.

O livro foi publicado pela primeira vez em 1863 e traz a detalhada aventura do doutor Samuel Fergunson, o fiel criado Joe e seu grande amigo Dick Kennedy. Minuciosamente, o escritor narra passagens geográficas, culturais e biológicas da África, sem jamais ter colocado os pés no continente, ou mesmo em um balão.

Júlio Verne se valeu de suas pesquisas e inventividade para descrever uma das mais incríveis visões colonialistas da África.

A exploração fictícia foi feita em um balão de hidrogênio em rota jamais realizada na época.

São muitas as dificuldades que o trio enfrenta, como a altura, direção do balão – que acontece conforme venta – altitude, alimentação, entre outras.

Todos esses fatores unem-se ao cotidiano de uma terra de muitos perigos como animais selvagens, tribos indígenas, o Deserto do Saara e muitas tempestades.

Os elementos da história tornam o trajeto repleto de desafios e incríveis descobertas que permitem ao leitor uma viagem sensacional no terceiro continente de maior extensão da Terra e com uma diversidade natural imensa.

O trio busca chegar à outra costa da África e encontrar no caminho a nascente do rio Nilo.

Cinco semanas num balão é uma deliciosa aventura e um registro do início de carreira daquele que viria a se tornar um dos mais célebres nomes da literatura de ficção científica.