Coluna Social
Compartilhar

RB| Literatura

Nesta segunda-feira, às 18h, o jurista Modesto Carvalhosa lançará o seu novo livro: “Da Cleptocracia para a Democracia e..

Ruy Barrozo - 11 de junho de 2018, 00:49

Nesta segunda-feira, às 18h, o jurista Modesto Carvalhosa lançará o seu novo livro: “Da Cleptocracia para a Democracia em 2019 – Um Projeto de Governo e de Estado”.

A obra traz um panorama do atual cenário político, econômico e social brasileiro, definido pelo autor como cleptocracia, e apresenta propostas para mudanças.

A cerimônia de lançamento será realizada na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, e contará com a presença de diversas personalidades, como o jurista Hélio Bicudo (um dos responsáveis pelo pedido de impeachment da presidente cassada Dilma Rousseff) e o ex- ministro do Superior Tribunal Militar Flávio Bierrenbach.

Durante o evento, Carvalhosa receberá três convidados para um debate sobre o atual momento político e econômico do país: Clóvis de Barros Filho, Madeleine Lacsko e José Nêumane Pinto.

Agraciado com o Prêmio Jabuti em 1996 pelo seu “Livro negro da corrupção”, Carvalhosa analisa, em sua nova obra, as consequências da corrupção para o país e traça uma perspectiva de transição para a democracia, a partir de 2019.

O livro é divido em três capítulos: no primeiro, Carvalhosa aborda os desafios de um governo decente e o dano causado pela corrupção em geral.

No segundo, o autor faz uma breve explicação das propostas constitucionais, como, por exemplo: acabar com foro privilegiado e fim da reeleição para qualquer cargo eletivo.

E no terceiro, o jurista finaliza com suas propostas para o plano institucional.

O plano do jurista para o Brasil se sustenta em alguns eixos: fim da reeleição; edição de uma nova Constituição; enxugamento da máquina pública; privatizações; fim das "mordomias" para funcionários públicos; autorização de candidaturas independentes e fim dos salários pagos a vereadores.

“Da Cleptocracia para a Democracia em 2019 – Um Projeto de Governo e de Estado” é leitura fundamental para todos que querem estudar e compreender melhor o cenário político, econômico e social brasileiro.