Coluna Social
Compartilhar

RB Literatura

Escritora Cléo Busatto promove o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”.Iniciativa percorre o ..

Ruy Barrozo - 22 de fevereiro de 2017, 10:59

Escritora Cléo Busatto promove o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”.

Iniciativa percorre o Paraná com oficinas e fórum gratuitos sobre literatura.

Há quatro meses, 18 cidades paranaenses estão recebendo o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cléo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: a oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura.

O “De caso com a palavra: segunda edição” desembarca em Paranavaí nos dias 21 a 23 de fevereiro.

As aulas acontecem na Escola Municipal de Música Luzia Guina Machado e as inscrições podem ser feitas no site http://cleobusatto.com.br.

“O projeto, que está na segunda edição, busca formar mediadores que tornem a literatura literária mais acessível e parte do cotidiano. Nossa missão é formar atendentes qualificados que possam formar leitores mais conscientes”, conta Cléo Busatto.

A primeira edição do De caso com a palavra, que aconteceu entre 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas.

A oficina de formação de mediadores de leitura é intitulada “Leitura literária: promoção e formação do mediador” e capacitará mediadores de leitura, por meio da integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento.

O fórum, que inicia somente a partir de setembro de 2017, contará com a participação de grandes nomes da literatura, como Luís Henrique Pellanda, Alicce Oliveira, Mari Inês Piekas e Marta Morais da Costa, sob o tema “Os efeitos e afetos da literatura na nossa vida”.

A participação na oficina acontece mediante inscrição no site http://cleobusatto.com.br/ e é gratuita, com quatro vagas disponíveis por município. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura - PELLL.ruy.barrozo