Coluna Social
Compartilhar

RB| Maquiagem

O pincel certo garante a maquiagem e acabamento bem feitos.Com mais de 20 anos de experiência, maquiadora Liss Ba..

Ruy Barrozo - 07 de maio de 2018, 11:26

O pincel certo garante a maquiagem e acabamento bem feitos.

Com mais de 20 anos de experiência, maquiadora Liss Barduco dá dicas de pincéis e o uso de cada um deles para fazer a automaquiagem impecável.

Muitas vezes, mesmo com tempo e produtos, o resultado da maquiagem feita em casa não corresponde às expectativas.

O que muitas mulheres não sabem é que utilizar o pincel adequado é essencial para uma maquiagem bem feita e com bom acabamento, explica a maquiadora Liss Barduco, do Torriton Pátio Batel, em CWB.

Ela elaborou um manual de pincéis específicos para produtos cosméticos que podem ser utilizados na automaquiagem.

O uso do pincel para base depende da cobertura que se deseja dar a esse produto cosmético.

Para coberturas médias a altas, a opção é usar kabukis ou a tradicional língua de gato, aplicando o produto com batidinhas.

Já para quem deseja um acabamento mais natural e uma cobertura de leve a média a sugestão é pincel duo fiber, versátil e que também serve para a aplicação de pó e iluminador cremoso.

Os pincéis de corretivo são geralmente de cerdas sintéticas e em formato achatado, conhecidos como língua de gato.

Seu formato facilita a aplicação concentrada em regiões como olheiras, manchas ou disfarce de acne e pequenas imperfeições.

Já os pincéis para pós são os mais fáceis de reconhecer dentre todas as opções, pois são os mais cheios do kit.

Eles podem ser feitos com cerdas naturais ou sintéticas, mas sempre em grande quantidade, para atingir mais partes do rosto simultaneamente.

O pincel para blush ou contorno é uma versão mais reduzida do pincel para pó. A maquiadora Liss Barduco explica que algumas versões vêm com as cerdas inclinadas para facilitar a aplicação do produto e encaixar com mais facilidade no osso da bochecha, local onde é feito o contorno para afinar o rosto.

Para sombra, o pincel é bem básico e apresenta cerdas achatadas para aplicação deste cosmético na pálpebra móvel.

Ele pode ser feito com cerdas sintéticas ou naturais.

Detalhes

O pincel lápis, com sua ponta afunilada e ideal para marcação do canto externo da pálpebra, pode ser utilizado também para fazer detalhes na maquiagem, como a iluminação no canto interno dos olhos ou esfumado rente aos cílios inferiores.

Já o pincel esfumador é considerado o melhor amigo da mulher no que diz respeito à maquiagem, segundo Liss. Gordinho e arredondado com bastantes cerdas para esfumar a maquiagem dos olhos, ele pode ajudar na hora de desenhar o contorno do nariz por ser menor que o pincel de contorno facial.

E também é uma opção para aplicar o iluminador em pó, dando um efeito esfumado e natural.

Pequeno e com poucas cerdas achatadas e de topo reto ou inclinado, o pincel chanfrado é ideal para fazer o delineado dos olhos com delineador em gel ou sombra escura e também para aplicar sombra rente aos cílios inferiores, de forma mais precisa que o pincel lápis.

A maquiadora Liss Barduco sugere o pincel delineador em gel para traços finos, e para a aplicação de batom ou gloss labial o pincel de boca pequeno e com poucas cerdas.

Segundo Liss, esse pincel é ótimo para delinear contornos dos lábios antes de aplicar um batom de cor escura, facilitando a aplicação.

1 - Pincel para base

2- Pincel para corretivo

3- Pincel para pó

4- Pincel de blush/contorno

5- Pincel de sombra

6- Pincel lápis

7- Pincel esfumador

8- Pincel chanfrado

9- Pincel delineador

10- Pincel para lábios