Coluna Social
Compartilhar

RB Marques de Sapucaí

União da Ilha homenageia a cozinha brasileira na Sapucaí.O chef Celso Freire vai representar o Paraná nessa festa..

Ruy Barrozo - 13 de fevereiro de 2018, 03:28

União da Ilha homenageia a cozinha brasileira na Sapucaí.

O chef Celso Freire vai representar o Paraná nessa festa.

A Escola de Samba carioca, União da Ilha do Governador, este ano traz para o carnaval os sabores do Brasil, junta a fome com a vontade de comer: canta e dança, prepara e serve na Sapucaí, a aventura dos hábitos alimentares da população brasileira.

Com o tema Brasil Bom de Boca, nesta segunda feira, será a terceira escola a desfilar na passarela do samba, com 3.200 componentes, 29 alas, cinco carros alegóricos, e mais de 100 cozinheiros brasileiros do norte ao sul do país.

Entre eles o chef Celso Freire estará representando o estado do Paraná.

O tema foi desenvolvido pelo carnavalesco Severo Luzardo, inspirado no livro de Raul Lody, e fará um passeio pelas influências e pelas cozinhas de cada região brasileira.

A chef Flávia Quaresma abraçou o samba enredo e fez a convocação de um time de chefs renomados para estarem na avenida prestigiando a escola que vai colocar a gastronomia brasileira na Sapucaí.

A Escola traz para avenida muitos ingredientes como cacau, milho, açaí, guaraná, e alguns pratos da nossa culinária como: brigadeiro, coxinha de galinha, caipirinha, feijoada.

O segundo carro representa a contribuição indígena, dedicado à cozinha amazônica e traz a mandioca, o tacacá, o pato no tucupi e muito mais.

A União da Ilha também vai trazer a contribuição africana com um manifesto contra o término da Feira das Yabas, que misturava samba e cozinha em Madureira há 12 anos e que foi encerrada pela nova administração municipal.

A ala do milho será composta com chefs, estudantes e professores de gastronomia.

O carro alegórico do cacau será mais lúdico, vai trazer 40 nomes  da culinária brasileira com destaque para as chefs Raiza Costa, a Rainha da Cocada; Janaina Rueda, a Dona Onça; e Danielle Dahoui, da Cozinha sob pressão.

Ana Maria Moretzsohm, Alex Pinheiro e Danio Braga

A União da Ilha encerra o desfile com o carro Botequim que traz a Velha Guarda da escola, o chef Claude Troisgros que será homenageado com alguns chefs estrangeiros que contribuíram com a divulgação da gastronomia brasileira. Estarão no carro: Emmanuel Bassoleil, Érick Jacquin, Danio Braga (acima), Roberto Ravioli, Vitor Sobral, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma, Kátia Barbosa, Guga Rocha, Batista, Bel Coelho, Rodrigo Oliveira entre outros.

CELSO FREIRE (2)

E ainda representantes de 19 estados brasileiros: Carlos Kristensen/RS, Heiko Grabolle/SC, Celso Freire/PR (foto), Ana Luiza Trajano/SP, Thomas Troisgros/RJ, Leo Paixão/MG, Barbara Verzola/ES, Tereza Paim/BA, Wanderson Medeiros/AL, Adriana Lucena/RN, Onildo Rocha/PB, Cesar Santos/PE, Junior Ayoub/MA, Emerson Pedrosa/CE, Ariani Malouf/MT, Paulo Machado/MS, Agenor Maia/DF, Daniela Martins/PA e Denise Rohnelt/RR.

“Vem provar o sabor desse meu carnaval. Eu sou a Ilha, sou o prato principal. Vou deixar água na boca. Provocar uma vontade louca.”ruy.barrozo