Coluna Social
Compartilhar

RB Medicina

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, cuja mantenedora é a Fundação Arnaldo Vieira de Carva..

Ruy Barrozo - 05 de novembro de 2016, 01:14

!cid_image011_png@01D22FA0

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, cuja mantenedora é a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, receberá em sua sede, em São Paulo, a 18ª Conferência em Filosofia, Psiquiatria e Psicologia – INPP 2016, que acontece de hoje a sábado.

O evento, que conta com a coordenação da International Network for Psychiatry and Psychology - INPP e apoio acadêmico de instituições de vários países terá participação especial de professores da FCMSCSP entre os mediadores de painéis de discussão e personalidades internacionais como palestrantes.

O tema para a edição anual da Conferência é a Psicopatologia do presente: teoria e prática.

O objetivo fundamental do encontro será trazer à tona a discussão sobre o tema, por meio de mesas-redondas e palestras durante os três dias, na voz de especialistas e pesquisadores de diversos campos das humanidades em saúde mental, com foco nas consequências práticas que suas reflexões acarretam para a área.

Nesta quinta-feira, primeiro dia da Conferência, a participação especial será de Bill Fulford, membro da Faculdade de Filosofia da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e presidente e membro fundador da INPP.

Fulford palestrará em módulo cujo tema será Filosofia e Psiquiatria: passado, presente e os desafios para o futuro.

Amanhã, o acadêmico britânico participará da mesa-redonda “Os desafios contemporâneos das humanidades na Saúde Mental” junto de Giovanni Stanghellini, da Università degli Studi G. d’Annunzio, na Itália; Mauro Aranha Lima, presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo; John Sadler, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos e Leon Garcia, ex-Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

A mediação será de Guilherme Messas, coordenador do curso de pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP.

O último dia do evento terá participação de professores e representantes de outras universidades nacionais, que palestrarão e discutirão sobre temas relacionados a psicopatologia e saúde mental na psiquiatria, além de palestra de John Sadler, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e membro fundador da INPP, que falará sobre os como ser um estudioso na psiquiatria.

“Estamos felizes e ao mesmo tempo honrados em receber um evento de tamanha grandeza acadêmica. Queremos ajudar a promover o debate e o conhecimento sobre a saúde humana”, comenta Valdir Golin, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Para mais informações e inscrições, basta acessar o site oficial: www.inpp2016.fcmsantacasasp.edu.br.ruy.barrozo