Coluna Social
Compartilhar

RB Medicina

Hospital Erasto Gaertner recebe o Ministro da Saúde.Nesta segunda-feira, às 10h30, o ministro da Saúde, Ricardo B..

Ruy Barrozo - 06 de fevereiro de 2017, 11:57

Hospital Erasto Gaertner recebe o Ministro da Saúde.

RICARDO BARROS E SANDRA COMODARO

Nesta segunda-feira, às 10h30, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, fará uma visita técnica ao Hospital Erasto Gaertner - HEG para conhecer as instalações da obra finalizada do espaço que abrigará o Acelerador Linear, equipamento de alta tecnologia utilizado como uma das alternativas no tratamento de pacientes com câncer, destinado pelo Ministério da Saúde através do Programa de Expansão da Radioterapia Nacional.

Com a chegada do equipamento, o parque tecnológico da instituição será ampliado, bem como os atendimentos realizados a pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS.

O HEG já conta com outros três aceleradores em funcionamento atualmente e conseguirá melhorar ainda mais a qualidade do tratamento prestado devido à alta tecnologia que o equipamento doado possui.

O equipamento será implantado ainda no primeiro semestre deste ano.

Além disso, o Hospital apresentará ao ministro o seu Programa de Cirurgias Minimamente Invasivas voltado à Oncologia.

Uma cirurgia realizada pelo Serviço de Cirurgia Abdominal do HEG com o uso do Sistema Cirúrgico Robótico será transmitida, ao vivo, para o auditório principal do Hospital Erasto Gaertner.

A tecnologia foi inaugurada pelo Hospital, com exclusividade, em dezembro de 2016.

Os recursos para sua implantação foram viabilizados por meio do PRONON - Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica do Governo Federal.

O programa permite a doação do Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, que destinam recursos para hospitais filantrópicos que inscrevem projetos relacionados à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento do câncer.

A instituição é a primeira e única do Paraná e Santa Catarina a oferecer o procedimento a pacientes do SUS.

 ruy.barrozo