Coluna Social
Compartilhar

RB Medicina

Cranberry auxilia cadeirantes na prevenção de infecção urinária.Problema na bexiga é consequência comum em pessoa..

Ruy Barrozo - 09 de outubro de 2017, 03:25

Cranberry auxilia cadeirantes na prevenção de infecção urinária.

Problema na bexiga é consequência comum em pessoas com lesão medular.

A infecção urinária, causada pela presença de fungos, bactérias e demais micro-organismos no trato urinário, é uma doença comum entre pessoas que sofreram algum tipo de lesão medular, em função da retenção ou incontinência urinária, somadas a outros agravantes, como o fato de ficarem muito tempo sentadas e precisarem de sondas para fazer o processo de esvaziamento da bexiga.

Entretanto, com algumas medidas específicas, é possível melhorar a qualidade de vida no que diz respeito ao trato urinário dos cadeirantes.

Uma dica é promover a suplementação alimentar com Cranberry, fruto rico em antioxidantes fenólicos, que ajuda a combater infecções do trato urinário. Especialistas apontam que após um ano de consumo de insumos à base do fruto, a incidência de infecções urinárias é reduzida em 35%.

A farmacêutica Helaine de Lima, da Liteé Farma do Brasil, explica que o Cranberry é bastante ácido, rico em proantocianidina, 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E e tem força para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga.

Abaixo você confere os principais benefícios do Cranberry:

- Combate cistites e infecções urinárias;

- Contém vitaminas A, C e D, antocianina, flavonoides e fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Também possui polifenóis, que protegem o coração e reduzem o colesterol ruim;

- É rico em fibras que auxiliam o bom funcionamento do intestino;

- Protege o estômago, pois as proantocianinas podem impedir a fixação da bactéria Helicobacter pilory, causadora de gastrite e úlcera, da mucosa estomacal.ruy.barrozo