Coluna Social
Compartilhar

RB Medicina

Conheça a importância do Ômega 3 para a saúde física e mental.Consumo contínuo de Ômega 3 é recomendado para home..

Ruy Barrozo - 17 de outubro de 2017, 14:03

Conheça a importância do Ômega 3 para a saúde física e mental.

Consumo contínuo de Ômega 3 é recomendado para homens e mulheres; gestantes também devem fazer a suplementação para usufruir dos benefícios. 

Pode parecer mito, mas o ômega 3 é um importante aliado para evitar doenças relacionadas ao cérebro como depressão, esquizofrenia, déficits de atenção, entre outras.

Isso porque o ômega 3 faz parte do grupo dos ácidos graxos, blocos construtores de gordura que constituem a membrana que envolve os neurônios.

Com o consumo do ômega 3 os neurônios conseguem ser mais flexíveis e maleáveis, o que torna efetivo o transporte de proteína, fundamental para as funções vitais do cérebro.

A família do ômega 3 é composta pelas substâncias EPA e DHA.

O EPA tem ação anti-inflamatória e ajuda a prevenir contra doenças cardiovasculares, já que auxilia na circulação sanguínea.

Já o DHA é importante para o desenvolvimento fetal e auxilia na formação da retina dos olhos; a falta de DHA durante a gravidez pode resultar no mau desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor da criança.

Além desses benefícios, o ômega 3 ainda ajuda no emagrecimento pois atua diretamente no controle do hormônio que controla o apetite.

O nutriente ainda ativa a proteína PPAR- gama, que melhora o efeito da insulina e transforma com maior facilidade o açúcar em energia.

A principal fonte de ômega 3 são os peixes, porém dependendo da procedência do animal é possível detectar uma quantidade elevada de mercúrio e metais pesados, o que torna o consumo do nutriente via nutracêuticos mais segura e prática.

A Liteé Farma do Brasil disponibiliza no mercado capsulas de Ômega 3, por meio do óleo de peixe concentrado, livre de mercúrio e metais pesados.

“O consumo de Ômega 3 deve ser feito de 1 a 3 cápsulas por dia. Os benefícios são inúmeros: diminuição da pressão arterial, aumento do colesterol bom HDL, redução dos níveis de colesterol ruim LDL, auxilia na redução da circunferência abdominal e emagrecimento, diminui os riscos de derrame cerebral (AVC) e é um aliado no tratamento da depressão”, comenta Helaine de Lima, responsável técnica da Liteé.ruy.barrozo