Coluna Social
Compartilhar

RB| Mesa redonda

UniBrasil Centro Universitário recebe Graziela Schneider.O UniBrasil Centro Universitário recebe, nesta quinta-fe..

Ruy Barrozo - 06 de maio de 2018, 22:56

UniBrasil Centro Universitário recebe Graziela Schneider.

O UniBrasil Centro Universitário recebe, nesta quinta-feira, às 19 horas, no Auditório Edla Van Steen, a feminista e doutora em Literatura Russa, Graziela Schneider.

Convidada do Projeto Academia UniBrasil, a palestrante falará sobre "As revoluções das mulheres russas e soviéticas".

O tema é referente ao seu novo livro, A revolução das mulheres, baseado na manifestação que reuniu, em 1917 na Rússia, mais de 90 mil mulheres contra o tsar Nicolau II e a participação do país na Primeira Guerra Mundial.

O evento, que também exigia melhores condições de trabalho e o fim imediato da fome que se alastrava pelo país, tomou proporções inimagináveis e culminou na chamada Revolução de Fevereiro, um prenúncio da Revolução de Outubro, que derrubou o tsarismo, deu o poder aos sovietes e levou à construção da URSS.

Para marcar o centenário dessa data incendiária, Graziela produziu uma antologia com dezenas de artigos, atas, panfletos e ensaios de autoras russo-soviéticas produzidos nesse contexto de convulsão social e política.

Nesses textos de intervenção e reflexão sobre a condição e a emancipação da mulher, destaca-se sobretudo a importância da igualdade entre os gêneros na defesa da classe trabalhadora: a separação entre mulheres e homens interessava apenas ao capital, para a Revolução, a luta deveria ser conjunta. “Percorrendo temas como feminismo, emancipação, trabalho, luta de classes, família, leis e religião, permite distinguir que houve, de fato, a conquista de direitos desde então, mas também demonstra que diversos critérios desiguais continuam em vigor, o que torna os textos, apesar de clássicos, mais atuais do que nunca”, diz a educadora do UniBrasil, Wanda Camargo.